Terça-feira, 13 de janeiro de 2015, atualizada às 16h51

Alistamento militar vai até 30 de junho. Saiba como proceder

Lucas Soares
Repórter 

Todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2015, ou seja, nascidos em 1997, devem procurar o Exército para fazer o alistamento militar. O alistamento é obrigatório e consta na Constituição Federal. O prazo final para procurar a junta é o dia 30 de junho.

Em Juiz de Fora, o jovem precisa comparecer à Junta de Serviço Militar, na avenida Brasil 560 - Centro (em frente ao Terreirão do Samba) portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, carteira de motorista e carteira trabalho, comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes.

Se o convocado tiver filhos, é obrigatória também a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Quem tem algum tipo de deficiência deve entregar o atestado médico. Vale lembrar que todos os documentos precisam ser apresentados em versões originais.

O Secretário da Junta de Serviço Militar de Juiz de Fora, Antônio Passarela, explica o funcionamento do alistamento. "Todos os jovens que vão se alistar serão encaminhados para o processo de seleção que ocorre a partir de agosto. Eles passam por exame médico, psicológico e pela apresentação de documentos", explica.

Os dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, em 2014 foram 1,7 milhão de jovens alistados nas Juntas de todo o país. Desses, cerca de 100 mil foram incorporados às Forças Armadas.

Obrigatoriedade

De acordo com a Constituição Federal, o alistamento militar é obrigatório. Quem não se apresentar nas Juntas municipais fica impedido de tirar passaportes ou assumir cargos públicos.

Além disso, o jovem é proibido de prestar vestibular ou de se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, e fica sujeito a pagar multa (cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o convocado não se alistou).

Com informações do Portal Brasil.

ACESSA.com - Alistamento militar vai at? 30 de junho. Saiba como proceder