Thaís Coutinho Thaís Coutinho 23/8/2010

Saudável é combinar!

Feijoada e laranjaPara o bom funcionamento do corpo é essencial ter uma alimentação saudável. Porém isso não é uma garantia de que o corpo esta aproveitando tudo da maneira correta. É interessante saber que algumas combinações de alimentos podem dificultar a chamada biodisponibilidade dos nutrientes. Alguns alimentos quando ingeridos juntos, tem seus nutrientes mais bem absorvidos ou seus efeitos potencializados, mas também pode acontecer o contrário com uma má digestão.

No intestino é que ocorre a maior parte da absorção, é neste momento que podem acontecer interações de vitaminas, minerais, entre outros elementos. Elas podem beneficiar ou prejudicar a absorção dos nutrientes.

Se em alguns casos a interação é apenas desaconselhável, em outros é importante tomar cuidado. Na alimentação das crianças, por exemplo, o leite, assim como outras fontes de cálcio, se for consumido com alimentos ricos em ferro (carne, vegetais verdes, beterraba e feijões), provoca a diminuição do mineral. Com a baixa quantidade dele no organismo, pode ocorrer anemia. Para compensar, quando combinamos a proteína com frutas ricas em vitamina C a absorção do ferro é aumentada.

Para as pessoas que adoram beber suco durante as refeições é bom saber que quando comemos algum carboidrato ou proteína, alimentos assimilados no estômago, e ingerimos a bebida, que tem sua absorção feita no intestino, ela fica parada no estômago enquanto acontece a digestão dos outros ingredientes, levando a uma fermentação e putrefação no trato digestório. Ou seja, os nutrientes não são absorvidos e ainda provocam gases. O ideal é tomar o suco entre as refeições.

Muitas vezes até mesmo a combinação de uma fruta com outra pode ser conflitante, isso acontece por conta do pH sanguíneo. Sua diminuição se reflete nas células, que ficam envelhecidas e com vida curta. Estudos mostram misturar frutas acidas com frutas doces devido a uma reação química de acidificação do sangue (atrapalha a digestão) em vez de alcalinização.

Portanto bebidas feitas com maçã aliada a outros alimentos podem trazer benefícios. Por exemplo, se fizermos um suco de maçã com cenoura, ou beterraba, ou aipo isso aumenta o poder desintoxicante e alcaliniza o pH do sangue, ou seja, melhora a assimilação do nutriente.

Cada metabolismo tem um ritmo e a digestão pode ser lenta ou rápida. Dessa forma, interações erradas podem causar azia, dores de cabeça, gases e também ganho de peso no caso da digestão lenta. Por exemplo, o leite quando consumido com um carboidrato provoca fermentação, o que desacelera o metabolismo, baixa o rendimento e gera gases.

Para quem quer perder peso também deve evitar ingerir dois tipos de carboidratos na mesma refeição, pois as células não conseguem absorver tudo de uma vez e o excedente acaba virando gordura. Assim, misturar o doce com salgado causa um conflito entre as enzimas digestivas, pois as que digerem o doce inibem as que digerem o salgado. Por isso, é melhor dar um intervalo entre o almoço e a sobremesa.

Interações negativas:

  • carne vermelha + chá verde
  • café, chá e água tônica + proteína
  • vitamina D + fibras ou bebidas

Interações positivas:

  • feijoada + laranja
  • arroz + feijão
  • azeite + manjericão ou orégano
  • tomate + abacate
  • peixe + brócoli
  • Selênio + vitamina E ou vitamina C


Thaís Coutinho é Nutricionista e Personal Diet