Quinta-feira, 25 de setembro de 2014, atualizada às 10h

Audiência debate criação de ciclofaixas na Avenida Rio Branco aos domingos

Ciclofaixa

Audiência pública realizada na última quarta-feira, 24 de setembro, discutiu a viabilidade do projeto de lei que prevê a circulação de bicicletas no trecho entre a ponte do Manoel Honório e o trevo do Bom Pastor aos domingos, das 8 às 14h. A ideia de criar de ciclofaixas nos dois sentidos já foi experimentada por centenas de ciclistas no dia 14 de setembro.

A intenção do projeto de lei é oferecer mais uma opção de lazer e locomoção aos juiz-foranos em um dia em que a movimentação de veículos no local é baixa. O autor da proposta, o vereador Júlio Gasparette (PMDB) adiantou ainda que apresentará outros dois projetos de criação de bicicletários em shoppings da cidade.

Participaram da audiência representantes de movimentos ligados aos ciclistas, como a ONG Mobilicidade, Pedal Ecológico Benfica, Amigos do Pedal, EquipeKopa, Alôo Bikes, Amantes do Pedal, Passeios de Bike JF. No plenário, representantes enfatizaram que a prática vai refletir positivamente na saúde, no bem estar, no turismo, no compartilhamento do espaço público, no meio ambiente e no respeito ao direito de ir e vir. Foi apresentado ainda a criação da ciclovia como um complemento para a revitalização do Rio Paraibuna.

O secretário de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora, José Sóter de Figueirôa, apresentou um projeto preliminar da Rede Cicloviária, que contempla o trecho entre o Distrito Industrial e a Vila Ideal, com rotas alternativas passando pelos principais bairros da cidade. A primeira fase do projeto, que contempla o trecho entre Barbosa Lage até o Viaduto Augusto Franco, está em fase se captação de recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

De acordo com o secretário, o tema planejamento cicloviário está referenciado nas discussões do Plano Diretor, assim como está no Plano de Mobilidade Urbana.

Fiorilo defende lei em vigor

Durante a audiência, o vereador José Mansueto Fiorilo (PDT) informou que uma lei de sua autoria, sancionada em maio de 2012, já regulamenta este tipo de conduta aos usuários das ciclovias. Segundo ele, cabe o cumprimento da lei que prevê ciclofaixas nas principais vias do Centro aos domingos e feriados, das 7h às 15h, com sinalização horizontal e vertical. O dispositivo ainda proíbe a circulação de veículos automotores nesse período, assim como a permanência de obstáculos, como caçambas.

Com informações da Câmara Municipal e da Prefeitura de Juiz de Fora

ACESSA.com - Audi?ncia debate cria??o de ciclofaixas na Rio Branco aos domingos