UFJF volta atr?s e
permite inscri??o tamb?m nos Correios

Emilene Campos
24/08/01

Dezessete dias ap?s divulgar que as inscri?es para o vestibular 2002 e do Pism s? seriam feitas via internet, a Universidade Federal de Juiz de Fora voltou atr?s. ?As inscri?es para os concursos poder?o ser feitas de duas formas: pela internet e nas ag?ncias dos Correios?, informou o Pr?-Reitor de Gradua??o, professor Edson Faria, durante entrevista coletiva, na tarde de hoje.

Outra mudan?a ? que a data do in?cio das inscri?es foi adiada de 27 de agosto para 3 de setembro e o prazo, estendido. Os candidatos ter?o mais de vinte dias para se inscrever, j? que o novo per?odo ser? de 3 a 24 de setembro. Apesar das mudan?as, as datas das provas ser?o mantidas. A primeira etapa do Vestibular continua sendo nos dias 18 e 19 de dezembro de 2001 e a segunda etapa e os exames do Pism de 3 a 6 de janeiro de 2002.

A decis?o agradou ? coordena??o dos cursos pr?-vestibulares, mas de certa forma j? esperada. ?A expectativa era de que a UFJF tomasse uma decis?o mais democr?tica, que permitisse a inscri??o sem maiores problemas?, explicou o coordenador da ?rea de Humanas do curso Cave, Marcus Vin?cius Siqueira Dutra.

A nova regra tamb?m agradou ao Col?gio Meta. ?A medida ? boa, muito mais democr?tica, mas por outro lado passa um estado de desorganiza??o e uma certa inseguran?a para comunidade. Muda data, muda crit?rio. O que mais a gente pode esperar?, alfineta a assistente social do col?gio, Regina Garcia Cruz

Com a alternativa dos correios, a cria??o de postos para realiza??o das inscri?es via internet est? provisoriamente descartada, segundo o professor Edson. O servi?o s? ser? implementado se houver necessidade. Quem quiser fazer a inscri??o pela internet ter? como op??o infra-estrutura de escolas p?blicas e particulares que, de acordo com o Pr?-Reitor, se colocaram ? disposi??o da Universidade.

Como fica o vestibular com a greve?
O Pr?-Reitor acredita que a greve dos professores e servidores da federal n?o vai interferir na realiza??o do vestibular. ?Estamos acompanhando as negocia?es e esperamos que as reivindica?es sejam atendidas rapidamente, para que a situa??o se normalize?, disse otimista o pr?-reitor.

Novidades no edital

fonte:Coordena??o de Imagem Institucional da UFJF

Cursos de Economia e Enfermagem ganham mais 20 vagas
Ser?o abertas mais 20 vagas para o curso de Enfermagem, passando de 60 para 80 estudantes no in?cio do semestre letivo. Tamb?m foram abertas mais 20 vagas para o curso de Economia, o que propiciou a cria??o de sua turma noturna, com 40 vagas.

Novo formato do Pism
Em 2002, inicia-se tamb?m um novo formato do PISM (Programa de Ingresso Seletivo Misto), para aqueles alunos que est?o entrando no Primeiro M?dulo. Agora ser?o aplicadas provas mistas, com oito quest?es de m?ltipla escolha e duas quest?es discursivas. O novo formato n?o ? v?lido para aqueles que j? ingressaram no processo e est?o hoje prestando o segundo e terceiro m?dulos.

Como se inscrever pela internet
Ao acessar o site, o candidato preencher? um formul?rio e o sistema emitir? um boleto para o pagamento em banco da taxa. Este boleto ser? a comprova??o de que ele pode concorrer ? vaga ao curso pretendido. Ao ser efetivada a inscri??o, o aluno receber? pelos Correios o manual do candidato em sua casa. O valor das inscri?es mais a taxa pelo manual do candidato ser? de R$ 84 para o Vestibular e R$ 62 para o PISM. O edital do Vestibular 2002 e do Pism estar?o dispon?veis na Pr?-Reitoria de Gradua??o e na internet. Para fazer a inscri??o, os candidatos devem acessar os endere?os http://www.vest2002.ufjf.br ou www.vest2002.ufjf.edu.br , que podem ser disponibilizados a partir do dia 3.