Terça-feira, 4 de setembro de 2018, atualizada às 8h30

TRE alerta sobre falsa convocação de mesários por e-mail

Da redação

A Justiça Eleitoral alerta sobre e-mail falso que está sendo enviado sobre convocação de mesários que atuarão nas Eleições 2018. Segundo a nota, na mensagem são enviados links que pedem para imprimir protocolo de intimação e manual do mesário, dentre outras coisas. "Esses links não devem ser abertos, pois podem conter vírus, e os e-mails devem ser deletados".

Conforme a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), "as mensagens eletrônicas enviadas aos mesários de parte das zonas eleitorais de Minas desde julho deste ano, em um projeto piloto, não têm links nem anexos. O eleitor convocado deve acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação constante do e-mail recebido. Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor (148). Os mesários podem também ser convocados por carta simples. Nesses casos, também é necessária a confirmação da convocação por meio da página do TRE ou pelo telefone 148. Dentre outras vantagens, as novas formas de convocação dão mais agilidade ao processo e diminuem as despesas com o envio de cartas registradas ou com o contato pessoal diretamente na casa do eleitor – padrões adotados até a última eleição".

Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais. Nesta semana, estão terminando os treinamentos para capacitar os mesários de Belo Horizonte a exercerem a função.