• Assinantes
  • Saúde

    Sobras de frutas e hortaliças Cascas de frutas e talos e folhas hortaliças podem ter um
    destino diferente, em vez da lixeira, a mesa

    Sílvia Zoche
    Subeditora
    13/02/2008

    Imprima a receita de bolo de casca de mamão e de chá de abacaxi com hortelã
    Interatividade:
    • Se você tiver uma receita feita com sobras de frutas e hortaliças, envie para redacao@acessa.com que publicaremos nesta matéria.

    Quem trabalha na cozinha, seja no dia-a-dia do lar ou por trabalho, sabe que durante o preparo das refeições muitas coisas vão parar na lixeira. São caixas, papel-toalha, caixas, latas e embalagens plásticas, que se misturam a sobras de frutas e hortaliças.

    Mas é possível diminuir os desperdício relacionado aos alimentos, que podem muito bem ser aproveitados na alimentação, segundo a farmacêutica e bioquímica Marize Freesz (no vídeo), que já escreveu um livro e ministra um curso sobre o assunto.

    Segundo ela, ainda é muito difícil mudar a cabeça das pessoas sobre o aproveitamento do que, normalmente, é considerado resto. "Por que não fazem aproveitamento nas escolas, não ensinam economia doméstica? Acredito que isso é uma forma de contribuição para o não aquecimento global, porque diminui o lixo".

    Ela acrescenta que esta é também uma forma de campanha contra a fome, já que algumas cascas podem ser até congeladas, além de aumentar as possibilidades de alimentos sobre a mesa.

    Nem todas as sobras podem ser aproveitadas, é preciso uma avaliação prévia, como o paladar e a praticidade da receita. "A casca de banana, por exemplo, não dá pra congelar", comenta a farmacêutica. Se a fruta possui bolor, amassados, partes escurecidas, por exemplo, a casca e entrecasca não podem ser consumidas.

    Entre as sobras que podem ser utilizadas em receitas Marize cita as seguintes:

    • casca de abacaxi: rico em fibras, carotenóides (anti radicais livres), fósforo, cálcio e potássio. Com a casca é possível fazer chá, suco e doces
    • casca de manga: rico em fibras, carotenóides (anti radicais livres). Usada para fazer geléia
    • casca de melão: rica em potássio, fósforo e fibras. Usada em saladas. Cozinhar até ficar macia, ralar, e temperar com sal, azeite e hortelã picada
    • casca de melancia: rico em potássio e fibras. Com a casca se faz doce
    • entrecasca de laranja: Casca rica em cálcio. Entrecasca rica em fibras. Alguns nutrientes estão mais na casca e outros na entrecasca. Com a casca se faz bolo, geléia com entrecasca
    • talos de hortaliças: da couve é necessário descascar o talo para usar na farofa. Talo do agrião, brócolis, espinafre são usados no arroz, sopas e molhos
    • folhagens de beterraba: cálcio, ferro, fibras, carotenóides e clorofila. Usadas em refogados, sopas e farofas

    O ideal é que pudéssemos consumir alimentos orgânicos, sem a presença de agrotóxicos, mas a compra destes produtos são elevados. "O quilo da maçã chega a custar R$ 8", diz Marize, que compra os orgânicos de vez em quando e ensina uma saída para o consumo das sobras dos não orgânicos.

    A limpeza

    As frutas de casca dura devem ser lavados com escova macia em água corrente. "Isso ajuda a tirar sujeiras, bactérias e parte dos agrotóxicos. Os sistêmicos, que circulam pelo alimento, só sai fervendo". Veja os outros passos ensinados por Marize.

    Foto de soja Foto de abacaxi e laranja

    As hortaliças e frutas devem ser deixadas de molho por 30 minutos em uma solução preparada com 1/2 ou uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 1 litro de água. Ou 1 a 4 colheres de dopa de vinagre ou limão para 1 litro de água. Depois do tempo estipulado, lave em água corrente de novo.

    A água sanitária também pode ser usada para deixar as frutas, legumes e verduras de molho, para cada 1 litro de água use uma colher de sopa para água sanitária. Assim que tirar dá solução, lave em água corrente.

    Quem preferir, pode usar somente uma das formas de solução para fazer a limpeza dos alimentos, mas o ideal é que se coloque em uma solução de bicarbonato e depois na de vinagre.

    Foto de soja Foto de comida Foto de abacaxi e laranja
    Na hora da compra

    "Dê preferência às frutas e verduras da época. Fora da estação adequada é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos", aconselha Marize, que lembra também que as folhas externas das verduras, em geral, concentram mais agrotóxicos.

    Escolha os tomates, berinjela, pepinos mais delicados e maduros, porque o passar do tempo contribui para que os agrotóxicos se dissipem. "Diversifique nas hortaliças e frutas. Além de propiciar uma boa mistura de nutrientes, isso reduz a chance de exposição a uma mesmo agrotóxico empregado pelo agricultor".

    Foto de soja Foto de comida Foto de abacaxi e laranja
    O gosto pelos alimentos

    A farmacêutica e bioquímica conta que sempre se interessou muito pelo estudo dos alimentos e que a faculdade propiciou o estudo através de disciplinas. "Também sou autodidata", comenta. Seu interesse pela parte funcional surgiu há alguns anos. "Tenho tendência em ser naturalista", dizendo que na própria dispensa de casa encontra seus medicamentos, como o mel. "Já tratei a minha filha e a mim com fitoterápicos".

    Sua paixão pelo assunto rendeu um livro, com participação de sete colaboradores da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no qual ensina diversas receitas com sobras de frutas e hortaliças. Imprima a receita de bolo de casca de mamão e de chá de abacaxi com hortelã.

    Se você tiver uma receita feita com sobras de frutas e hortaliças, envie para redacao@acessa.com que publicaremos nesta matéria.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.