Sobras de frutas e hortali?as Cascas de frutas e talos e folhas hortali?as podem ter um
destino diferente, em vez da lixeira, a mesa

S?lvia Zoche
Subeditora
13/02/2008

Imprima a receita de bolo de casca de mam?o e de ch? de abacaxi com hortel?
Interatividade:
  • Se voc? tiver uma receita feita com sobras de frutas e hortali?as, envie para redacao@acessa.com que publicaremos nesta mat?ria.

Quem trabalha na cozinha, seja no dia-a-dia do lar ou por trabalho, sabe que durante o preparo das refei?es muitas coisas v?o parar na lixeira. S?o caixas, papel-toalha, caixas, latas e embalagens pl?sticas, que se misturam a sobras de frutas e hortali?as.

Mas ? poss?vel diminuir os desperd?cio relacionado aos alimentos, que podem muito bem ser aproveitados na alimenta??o, segundo a farmac?utica e bioqu?mica Marize Freesz (no v?deo), que j? escreveu um livro e ministra um curso sobre o assunto.

Segundo ela, ainda ? muito dif?cil mudar a cabe?a das pessoas sobre o aproveitamento do que, normalmente, ? considerado resto. "Por que n?o fazem aproveitamento nas escolas, n?o ensinam economia dom?stica? Acredito que isso ? uma forma de contribui??o para o n?o aquecimento global, porque diminui o lixo".

Ela acrescenta que esta ? tamb?m uma forma de campanha contra a fome, j? que algumas cascas podem ser at? congeladas, al?m de aumentar as possibilidades de alimentos sobre a mesa.

Nem todas as sobras podem ser aproveitadas, ? preciso uma avalia??o pr?via, como o paladar e a praticidade da receita. "A casca de banana, por exemplo, n?o d? pra congelar", comenta a farmac?utica. Se a fruta possui bolor, amassados, partes escurecidas, por exemplo, a casca e entrecasca n?o podem ser consumidas.

Entre as sobras que podem ser utilizadas em receitas Marize cita as seguintes:

  • casca de abacaxi: rico em fibras, caroten?ides (anti radicais livres), f?sforo, c?lcio e pot?ssio. Com a casca ? poss?vel fazer ch?, suco e doces
  • casca de manga: rico em fibras, caroten?ides (anti radicais livres). Usada para fazer gel?ia
  • casca de mel?o: rica em pot?ssio, f?sforo e fibras. Usada em saladas. Cozinhar at? ficar macia, ralar, e temperar com sal, azeite e hortel? picada
  • casca de melancia: rico em pot?ssio e fibras. Com a casca se faz doce
  • entrecasca de laranja: Casca rica em c?lcio. Entrecasca rica em fibras. Alguns nutrientes est?o mais na casca e outros na entrecasca. Com a casca se faz bolo, gel?ia com entrecasca
  • talos de hortali?as: da couve ? necess?rio descascar o talo para usar na farofa. Talo do agri?o, br?colis, espinafre s?o usados no arroz, sopas e molhos
  • folhagens de beterraba: c?lcio, ferro, fibras, caroten?ides e clorofila. Usadas em refogados, sopas e farofas

O ideal ? que pud?ssemos consumir alimentos org?nicos, sem a presen?a de agrot?xicos, mas a compra destes produtos s?o elevados. "O quilo da ma?? chega a custar R$ 8", diz Marize, que compra os org?nicos de vez em quando e ensina uma sa?da para o consumo das sobras dos n?o org?nicos.

A limpeza

As frutas de casca dura devem ser lavados com escova macia em ?gua corrente. "Isso ajuda a tirar sujeiras, bact?rias e parte dos agrot?xicos. Os sist?micos, que circulam pelo alimento, s? sai fervendo". Veja os outros passos ensinados por Marize.

Foto de soja Foto de abacaxi e laranja

As hortali?as e frutas devem ser deixadas de molho por 30 minutos em uma solu??o preparada com 1/2 ou uma colher de sopa de bicarbonato de s?dio para 1 litro de ?gua. Ou 1 a 4 colheres de dopa de vinagre ou lim?o para 1 litro de ?gua. Depois do tempo estipulado, lave em ?gua corrente de novo.

A ?gua sanit?ria tamb?m pode ser usada para deixar as frutas, legumes e verduras de molho, para cada 1 litro de ?gua use uma colher de sopa para ?gua sanit?ria. Assim que tirar d? solu??o, lave em ?gua corrente.

Quem preferir, pode usar somente uma das formas de solu??o para fazer a limpeza dos alimentos, mas o ideal ? que se coloque em uma solu??o de bicarbonato e depois na de vinagre.

Foto de soja Foto de comida Foto de abacaxi e laranja
Na hora da compra

"D? prefer?ncia ?s frutas e verduras da ?poca. Fora da esta??o adequada ? quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrot?xicos", aconselha Marize, que lembra tamb?m que as folhas externas das verduras, em geral, concentram mais agrot?xicos.

Escolha os tomates, berinjela, pepinos mais delicados e maduros, porque o passar do tempo contribui para que os agrot?xicos se dissipem. "Diversifique nas hortali?as e frutas. Al?m de propiciar uma boa mistura de nutrientes, isso reduz a chance de exposi??o a uma mesmo agrot?xico empregado pelo agricultor".

Foto de soja Foto de comida Foto de abacaxi e laranja
O gosto pelos alimentos

A farmac?utica e bioqu?mica conta que sempre se interessou muito pelo estudo dos alimentos e que a faculdade propiciou o estudo atrav?s de disciplinas. "Tamb?m sou autodidata", comenta. Seu interesse pela parte funcional surgiu h? alguns anos. "Tenho tend?ncia em ser naturalista", dizendo que na pr?pria dispensa de casa encontra seus medicamentos, como o mel. "J? tratei a minha filha e a mim com fitoter?picos".

Sua paix?o pelo assunto rendeu um livro, com participa??o de sete colaboradores da Farm?cia Universit?ria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no qual ensina diversas receitas com sobras de frutas e hortali?as. Imprima a receita de bolo de casca de mam?o e de ch? de abacaxi com hortel?.

Se voc? tiver uma receita feita com sobras de frutas e hortali?as, envie para redacao@acessa.com que publicaremos nesta mat?ria.