Alice Amaral Alice Amaral 3/07/2015

Cuide da alimentação do seu filho durante as férias escolares

alimentacaoA boa alimentação é uma forma de você cuidar do corpo todos os dias, prevenindo doenças, para evitar problemas futuros. As pessoas costumam dar desculpas para sair da dieta. "Comi porque é feriado, comi porque é sábado, comi porque é  Natal..." Alimentação saudável é remédio. Se você deixa de tomar um medicamento que precisa por um dia, você passa mal. A mesma coisa acontece com o organismo, quando recebe "porcarias", ele reclama, ele reage da pior forma possível, você sofre as consequências.

Durante as férias, as crianças costumam não ter horário para dormir, para acordar, nem para comer. É importante manter regras, estabelecer horários, para que ela entenda que existe hora pra lazer e hora para se alimentar. Deixe seu filho aproveitar as férias sem precisar parar no hospital por causa de alimentação.

Nunca ofereça produtos que causam doenças. Um biscoito recheado, por exemplo, não tem valor nutricional nenhum. Pelo contrário, contém gorduras, açúcares, sódio, corantes e conservantes. O cuidado com a alimentação não tira férias. Não existe dia do "lixo". A reeducação alimentar é pra toda vida. É importante ensinar desde cedo o que faz bem e o que vai causar problemas instantâneos ou futuros.

Alimento não é presente, não é recompensa. Temos que comer para nutrir o organismo, não podemos envenenar o corpo das nossas crianças. Esse tipo de comportamento dos pais é gravíssimo, uma das causas de obesidade infantil, diabetes e hipertensão.

Itens que não podem entrar no cardápio infantil mesmo no recesso escolar: frituras, biscoitos, principalmente recheados, salgadinhos e refrigerante.

O ideal é não levar as crianças em locais que são oferecidos alimentos industrializados. O consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Crianças que comem 12 ou mais salsichas por mês, aumentam em 9x o risco de desenvolver Leucemia.

Monte um prato saudável decorado para elas, bem colorido com frutas, legumes e verduras. As cores chamam atenção. Use a criatividade. Com tantas cores a imaginação vira um ato de amor. Alimentando bem seu filho, você demonstra cuidado, afeto e evita que ele adoeça.

Se você deixar seu filho isolado na frente da televisão, computador e celular, você não vai fazer programas familiares. Além disso, a radiação dos equipamentos eletrônicos atrapalham o sono, o crescimento e a memória das crianças. Também prejudicam a visão.

Leve as crianças para um passeio ao ar livre, em parques, praças, para andar de bicicleta, nadar, jogar bola, baralho...

Faça piquenique! Leve um lanche saudável. Ande descalço para recarregar as energias. Não tire férias do seu filho!


Alice Amaral é Especialista em Nutrologia - Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia; especialista em Medicina do Esporte - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; pós-graduada com especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável.

ACESSA.com - Cuide da alimenta??o do seu filho durante as f?rias escolares