• Assinantes
  • Saúde
    Thaís Coutinho Thaís Coutinho 18/11/2009

    Frutas Cítricas – aumente o consumo no seu dia a dia!!!

    O ser humano não consegue fabricar vitamina C em seu organismo. Esta vitamina é hidrossolúvel e não é retida pelo corpo, por esta razão precisamos consumi-las através de nossa alimentação para manter os níveis adequados no sangue e nas células.

    A dose recomendada diariamente é de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para as mulheres.

    Na laranja e nas frutas cítricas em geral, como abacaxi, mexerica, limão, lima, acerola, caju e maracujá, encontramos a vitamina C e outros nutrientes de suma importância para a redução de doenças crônicas.

    Os flavonóides são uma classe de polifenóis encontrada em frutas, vegetais, legumes, nozes, sementes, grãos, chás e vinhos. Os flavonóides dos cítricos que são encontrados no tecido, no suco, na polpa e na pele são ótimos promotores da saúde. Daí a grande importância de consumirmos em nossa alimentação diária a fruta inteira e não apenas o suco. Estes são também considerados antioxidantes e antimutagênicos (capacidade de impedir que as células entrem em mutação e iniciem uma das primeiras etapas no desenvolvimento do câncer e de outras doenças). Isso ocorre devido a sua capacidade de proteger o DNA e interagir com os carcinogênicos, ou seja, os flavonóides encontrados nas frutas cítricas inibem o crescimento das células do câncer, fortalecem os capilares, agem como anti-inflamatório e antimicrobiano. Portanto, podemos destacar que a ingestão diária de flavonóides trás melhorias significativas para a saúde, como por exemplo, ajuda a diminuir a incidência de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, bem como outras doenças.

    Outro fator que devemos considerar em relação ao consumo das frutas cítricas é a fibra (pectina) que atua na redução do colesterol e na estabilização do açúcar no sangue.

    O folato também é encontrado nestes alimentos, tendo como função atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, sendo essencial para a manutenção do DNA normal, o que ajuda na prevenção do câncer.

    Na casca das frutas encontramos uma substância chamada de limoneno. Este auxilia no estímulo do sistema enzimático de desintoxicação de antioxidantes que tem como consequência o combate ao câncer.

    A quantidade de vitamina C em 240ml de suco de laranja pode variar entre 80 e 140 miligramas, isso vai depender da laranja, do seu amadurecimento, de como são processadas e despachadas. O calor e a pasteurização do suco reduzem a quantidade de nutrientes. O suco começa a perder vitamina C e outros nutrientes assim que é espremido. Um artifício para revitalizar o conteúdo de vitamina C no suco é espremer um limão.

    Embora as frutas inteiras sejam as melhores opções, há momentos em que procuramos outras formas de consumir estas frutas. A geleia de cítricos pode ser uma ótima opção!!!



    Thais Coutinho é Nutricionista e Personal Diet

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.