Síndrome do Ressalto do Quadril

Amanda Beloti Amanda Beloti 27/02/2019
Foto: Divulgação/https://saude-info.info/sindrome-do-ressalto-do-quadril.html

A Síndrome do Ressalto do Quadril é caracterizada por um barulho, como um estalido, que ocorre dentro ou ao redor do quadril.  A sensação que o indivíduo tem é de que algo se move bruscamente dentro da articulação, durante o movimento. O estalido pode até ser audível para quem sente ou quem está em volta e pode ser seguido de dor no quadril ou não.

Durante o movimento que provoca o ressalto, a pessoa pode ter a sensação de que o quadril está “saindo do lugar”. A síndrome pode ser classificada em intra ou extra-articular, dependendo da causa, e pode afetar tanto a parte lateral (ressalto externo) quanto a parte medial (ressalto interno) do quadril.

Na maioria dos casos a causa é um atrito do tendão sobre alguma proeminência óssea. Quando a parte lateral é afetada, o atrito é entre o músculo tensor da fáscia lata, glúteo máximo ou trato íliotibial sobre o trocânter maior do fêmur.

Foto: Divulgação/http://viefisioterapia.blogspot.com/2013/10/sindrome-do-ressalto-do-quadril.html

Já quando a parte medial é afetada, o atrito é entre o músculo ílipsoas e uma proeminência no ílio (eminência íliopectínea).

Foto: Divulgação/Foto: Divulgação/http://viefisioterapia.blogspot.com/2013/10/sindrome-do-ressalto-do-quadril.html

O atrito ocorre por alterações mecânicas no quadril (posturais) e se for constante pode resultar em um processo inflamatório do tendão.

Outras causas possíveis são lesões na cartilagem, corpos livres na articulação (fragmentos solto de cartilagem ou osso), sinovites, bursites e necrose da cabeça do fêmur.

Na causa mecânica (mais comum), o tratamento é a fisioterapia. O fisioterapeuta determinará a melhor conduta, que pode envolver liberação miofascial, ultrassom, calor, gelo e reeducação muscular (após avaliação minuciosa da postura e da marcha). Confie no seu fisioterapeuta!

ACESSA.com - S?ndrome do Ressalto do Quadril