Sobre o amor...

Ana Pernisa Ana Pernisa 09/06/2018

Com o Dia dos Namorados se aproximando,  as pessoas se sentem envolvidas num clima de romance ou na reflexão desse sentir e,  estando você em um relacionamento ou não,  o tema contagia, não é mesmo?

Numa reflexão pessoal, sobre o amor, divido aqui com você as minhas impressões sobre esse sentimento tão ansiado...

O que é o amor? O que é sentir amor verdadeiro?   

Bom, esse é um assunto amplo.

Penso que a palavra  amor passa por muitas nuances em nome da busca de um sentimento verdadeiro.
A meu ver, o amor verdadeiro é diferente do que se vê por aí. Ele é especial e não tão simples assim...

O amor verdadeiro é um sentimento profundo e durável. Não deixa de existir de uma hora para outra. Se isso ocorre, você se confundiu, o que realmente pode acontecer.  O amor quando verdadeiro, persiste no tempo. É um sentimento que faz você torcer pelo outro, mesmo que esteja distante ou separado por algum motivo , pois sabe que o que sente é diferente.

Quando juntos, é algo que faz pequenas coisas terem uma luz linda. É ver beleza na história que se constrói. Perceber traços e trejeitos que agradam por vir da pessoa amada e mais de ninguém.  É sorrir porque o outro sorri.  Trocar olhares que falam mais do que palavras... É cumplicidade, companheirismo, amizade. Amor verdadeiro faz aquecer o coração sem grandes explicações só por saber que o outro existe.

Não tem raça, cor ou credo... Faz você enxergar além das situações apresentadas, conhecer a essência. Não tem aparência ou perfeição. Faz  você  se emocionar pelo potencial do outro e torcer para que este se realize e brilhe independente de estar junto ou não.  Entende as diferenças, pois isso é o que encanta e acrescenta... Não se presta a ficar com implicâncias sem importância.  Acha graça de algumas particularidades...  É querer estar  junto, simplesmente  por querer estar perto.

Pela chance de concretizar esse sentimento,  o amor verdadeiro é capaz de esquece o tempo e a dor da distância, se surge a possibilidade de se entregar novamente. 

É saber perdoar e ser perdoado, num eterno aprendizado.  É zerar e recomeçar em vários momentos, sabendo que é esse o caminho para poder de fato ficar... É ter um propósito para superar a distância que o tempo não deixou esquecer.

É querer está próximo e pertencer. Misturar cheiro, agradecer.

Amor verdadeiro não se esquece. Faz conversas ficarem encantadas, encontro de mãos terem dança própria, covinhas serem descobertas. É redescoberta. Não há monotonia e sim, fases de crescimento. Respeita espaços. Se enamora muitas vezes da mesma pessoa.

O amor verdadeiro é sempre regado de  aprimoramento, não é acomodado. É um amor capaz de descobrir  e redescobrir particularidades,  trejeitos e curtir esses jeitos. É achar graça e ter piadas particulares, construídas pela estrada percorrida que não se perde. É se dizer dono (a) de partes do outro, numa fala aparentemente sem lógica, mas só na tentativa de fazer  algo ser  só seu e não ser   maculado pelo tempo.  É você desejar que o outro seja feliz, longe ou perto,  por  desejar apenas  o bem do outro,  mesmo podendo pagar um preço de se arranhar.

O amor quer vencer distâncias e superar. Ele cresce e se abastece. É leve e gostoso de se observar. Tem respeito, tem carinho, um  olhar que se amansa, enternece. Gera uma  troca harmoniosa entre o dar e o receber. Tem  palavras de incentivo e conversas intermináveis que vibram no peito. "Conversas de barriga."  Conversas de quem admira, descansa e transborda aos olhos, pois ama.

Ah,  sim! Tem, também, vontade de querer esmagar um  pescoço ou sacudir e  jogar pela janela quando a teimosia impera, mas, tudo depois passa e amansa, se o perdoar se faz,  pois o tempo abranda e  por causa do amor, há esperança!

Amor... Ah! Muitas facetas contam sua história. 

As vezes, há uma  mistura de  alegria e apreensão quando você percebe que não depende só de você. Ele pode custar a aparecer ou se concretizar, pois pode existir obstáculos a vencer. E,  por outro lado, pode ocorrer também,  que  tenha que ir embora.  É triste, mas se, com o tempo,   você percebe   ser unilateral o seu sentir, mesmo sendo o outro  tão precioso, por ser  amor,  deixamos partir.

Na ânsia de viver um amor verdadeiro, aos menos experientes, um aviso! Ele, sim,  precisa ser recíproco para ser mantido! Se passa,  pode ter sido confundido pela fantasia da paixão ou a maquiagem do desejo ou por um amor só casual.

O amor verdadeiro é cheio de esperança e busca meios de se realizar sempre que surge  uma nova  chance  e algo pode permitir que ele aconteça. Tem  uma  força intensa e vida própria.  Luta sem o orgulho egoísta  e só deixa de agir se nada há mais a fazer...

Por isso,  atenção! Há de se ter coragem para vivenciar um amor verdadeiro, nele não cabe o  arrependimento!

Sim, parece dramático,  mas o amor verdadeiro não é raso e existe  um preço, que se paga, por aquele  que se arrisca a  aprofundar. Não é amor "fast food". 

Envolve se  entregar e buscar ser por inteiro .  Só  quem  teve a chance de vivenciar, sabe o quanto é precioso, esse sentir tão gostoso. Perto ou longe existe uma marca. Curado é "saudade que gosto de ter", pois não se acha substituição assim, tão fácil.

Se você o achou, cuide dele com fervor!

Ah, o Amor...  Uma chama que é capaz de reacender  num instante, seja por um momento, num abraço,  num olhar, num encontro.   Só ele é capaz de convidar  você se reavaliar,  aprimorar,  crescer e  melhorar.  Por ser singular faz você se superar,  para no outro poder se  aconchegar... Ele se desnuda, baixa a guarda para ter a   chance de consertar. 

Na busca desse  amor,  poetas escrevem e cantigas são feitas. 

Amor...  O que  escrever mais do amor? Deixo aqui minha singela  declaração a um amor verdadeiro,  outras maiores deixo para  os poetas e para você, se quiser completar.


ACESSA.com - Sobre o amor...