Quinta-feira, 08 de maio de 2008, atualizada às 17h
Campanha incentiva o parto normal. Em Juiz de Fora, acontece exposição de fotos de mulheres com seus filhos na hora do nascimento
Repórter

Em arquivo:
O governo federal lança campanha a favor do parto normal. O objetivo é sensibilizar as gestantes, os profissionais de saúde e toda a sociedade de que o parto normal é mais saudável e traz diversos benefícios para a saúde do bebê e da mãe.
Segundo a ginecologista e obstetra, Rosely Bianco, a saúde pública
há mais de dois anos trabalha estimulando o parto normal. "O que acontece
agora é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está cobrando mais dos
planos de saúde o incentivo entre os clientes para a opção pelo método"
.
Rosely Bianco afirma que o índice de realização de cesarianas é alto devido à facilidade
para as mães e profissionais que podem marcar uma hora para o bebê nascer. O Ministério
da Saúde traçou uma meta de redução de cesarianas para 25%. "A idéia é reduzir cada
vez mais"
, afirma.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que aborda diariamente em Juiz de Fora a questão com as mulheres nas Unidades Básicas.
Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento
Para comemorar a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN), está sendo promovida uma exposição nacional com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. O evento acontece simultaneamente em várias cidades do país, do dia 12 a 18, e tem como objetivo incentivar o vínculo afetivo entre mãe e filho, a amamentação na primeira hora de vida e o parto humanizado.
Em Juiz de Fora, as atividades da Semana têm início no sábado, dia 10 de maio, com a exposição de fotos no Independência Shopping. Até o dia 18 de maio acontece oficinas para as gestantes organizadas pela Parto do Princípio, Amigos da Casa de Parto de Juiz de Fora, Aliança pela Infância e Casa de Parto de Juiz de Fora.