Quinta-feira, 08 de maio de 2008, atualizada às 17h

Campanha incentiva o parto normal. Em Juiz de Fora, acontece exposição de fotos de mulheres com seus filhos na hora do nascimento



Daniele Gruppi
Repórter

O governo federal lança campanha a favor do parto normal. O objetivo é sensibilizar as gestantes, os profissionais de saúde e toda a sociedade de que o parto normal é mais saudável e traz diversos benefícios para a saúde do bebê e da mãe.

Segundo a ginecologista e obstetra, Rosely Bianco, a saúde pública há mais de dois anos trabalha estimulando o parto normal. "O que acontece agora é que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está cobrando mais dos planos de saúde o incentivo entre os clientes para a opção pelo método".

Rosely Bianco afirma que o índice de realização de cesarianas é alto devido à facilidade para as mães e profissionais que podem marcar uma hora para o bebê nascer. O Ministério da Saúde traçou uma meta de redução de cesarianas para 25%. "A idéia é reduzir cada vez mais", afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que aborda diariamente em Juiz de Fora a questão com as mulheres nas Unidades Básicas.

Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento

Para comemorar a Semana Mundial pelo Respeito ao Nascimento (SMRN), está sendo promovida uma exposição nacional com fotos em preto e branco de mulheres brasileiras no momento do nascimento de seus filhos. O evento acontece simultaneamente em várias cidades do país, do dia 12 a 18, e tem como objetivo incentivar o vínculo afetivo entre mãe e filho, a amamentação na primeira hora de vida e o parto humanizado.

Em Juiz de Fora, as atividades da Semana têm início no sábado, dia 10 de maio, com a exposição de fotos no Independência Shopping. Até o dia 18 de maio acontece oficinas para as gestantes organizadas pela Parto do Princípio, Amigos da Casa de Parto de Juiz de Fora, Aliança pela Infância e Casa de Parto de Juiz de Fora.



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...