Segundo turno: candidato Bruno Siqueira expõe propostas para Juiz de Fora

Da Redação
24/10/2016

Faltando menos de uma semana para Juiz de Fora eleger o candidato (a) que irá governar a cidade nos próximos quatro anos, o Portal ACESSA.com entrevistou o atual prefeito Bruno Siqueira (PMDB), que obteve 103.872 mil votos no primeiro turno das eleições municipais. Confira.

Portal ACESSA.com - Quais seus projetos para o esporte em Juiz de Fora?

Bruno Siqueira - A boa ocupação dos espaços públicos muda não só a cara da cidade, mas o caráter da sua população. Por isso, no segundo mandado, a proposta é dar continuidade a projetos implementados, e criar novos programas, que contribuem para a utilização da cidade de modo saudável. Ampliar o alcance do “Bem Comum Lazer” para outros bairros, proporcionando práticas esportivas e de lazer em pleno espaço urbano; ampliar o “Bom de Bola”, que hoje já atende a mais de mil meninos e meninas; expandir as academias ao ar livre; criar o “Escola sem Fronteira”, onde quadras e campos escolares poderão ser abertas aos finais de semana para que a comunidade possa usufruir desses ambientes por conta própria; incentivar o retorno dos torneios intercolegiais.

Portal ACESSA.com - Quais seus projetos para a área de cultura em  Juiz de Fora?

Bruno Siqueira - Em relação à cultura, a proposta é concentrar esforços na replicação do modelo da Praça CEU, que foi um dos maiores acertos, para outros pontos da cidade. A ideia é utilizar estruturas preexistentes de escolas, igrejas, praças e incentivar o uso saudável destes espaços. O Gente em Primeiro Lugar, que oferece gratuitamente aulas de teatro, dança e outras atividades culturais será ampliado, tendo como objetivo alcançar as regiões mais periféricas. Além disso, a agenda do Teatro Paschoal Carlos Magno, cujas obras estão sendo finalizadas, será priorizada para produções locais, incentivando grupos da cidade, e as obras do Museu Mariano Procópio serão continuadas tendo os ambientes abertos para visitação, à medida que as obras forem sendo concluídas.

Portal ACESSA.com - Quais suas propostas para resolver o impasse da Amac?

Bruno Siqueira - Minha Administração sempre se empenhou para regularizar a situação da Amac, pois é de nosso extremo interesse que ela continue realizando seu trabalho nas políticas sociais do município. Portanto, sempre houve um esforço no sentido de chegar a uma solução para este impasse judicial, iniciado com uma ação em 2009, proposta pelo Ministério Público Estadual, para extinção da Amac. A partir daquela data, o Município tomou diversas ações para sanar os pontos apontados pelo MPE. Em 2015, foi formalmente apresentada uma proposta de continuidade da AMAC, rejeitada pelo MPE. Neste momento, o processo encontra-se em poder do Magistrado para sentença.

Portal ACESSA.com - Como pretende trabalhar na sua gestão, caso eleito, com as ações afirmativas?

Bruno Siqueira - Além de dar continuidade a ações como a Casa da Mulher, onde mais de 6.500 mulheres puderam encontrar o apoio do qual precisavam, vamos também criar vagas preferenciais em creches e projetos habitacionais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Outro programa que será criado é de mediação e tratamento de conflitos para crianças, adolescentes e jovens envolvidos nas disputas de poder nos diversos territórios municipais, com atuação voltada para a prevenção do crime e a proteção das comunidades. Também para o idoso, criança, adolescentes e jovens, buscaremos também estender e melhorar a infraestrutura dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, com garantia de acesso aos serviços já existentes.

Portal ACESSA.com - Caso aprovada, como a PEC 241 vai influenciar nos gastos da Prefeitura de Juiz de Fora?

Bruno Siqueira - A princípio não haverá nenhuma alteração, pois a proposta da PEC 241 limita apenas as despesas do Governo Federal e não dos estados e municípios. Só influencia caso ocorra alguma redução nos repasses federais voluntários, por conta da readequação das despesas do Governo Federal.
 
Portal ACESSA.com - A falta de apoio dos candidatos que concorreram no primeiro turno faz diferença no resultado das eleições municipais?

Bruno Siqueira - A nossa candidatura está trabalhando para conquistar os eleitores indecisos e/ou que votaram em outras propostas no primeiro turno. Sempre trabalhamos unido as forças políticas, estaduais e federais, mas principalmente da população da nossa cidade. Juntos é que vamos conseguir alcançar uma Juiz de Fora melhor para o agora e para o futuro. Mais de 103 mil eleitores nos escolheram no primeiro turno e nos trouxeram até aqui. Agora queremos continuar discutindo a cidade e atender as expectativas que a população está depositando em nós. Esperamos que os indecisos venham a avaliar o que já fizemos e o que estamos trazendo como propostas para tomarem as suas decisões.

Considerações finais

Mais de 160 mil pessoas, 57% dos eleitores, escolheu essa administração em 2012 para modernizar Juiz de Fora, repensar o trânsito, licitar o sistema de transporte público e melhorar a cidade não somente para quem mora aqui, mas para toda a região. Nesses quase quatro anos muito foi feito, em todas as áreas. Mais de 80% do plano de governo foi concluído, sem esconder o que não deu para fazer. Até agora, apresentamos uma campanha limpa, disposta a discutir a cidade com os cidadãos. Agora é hora de projetar o futuro. Essa gestão conhece a cidade como ninguém e sabe como fazer, nos próximos anos, para tornar Juiz de Fora ainda mais moderna. Por isso, contamos com cada cidadão para juntos fazer políticas para o agora e investimentos para o futuro.

ACESSA.com - Segundo turno: candidato Bruno Siqueira exp?e propostas para Juiz de Fora