• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 16 de julho de 2012, atualizada às 16h58

    Mais de 300 pessoas participam de ações de prevenção à saúde, em comemoração ao Dia do Homem

    Andréa Moreira
    Repórter
    Teste de Hepatite C

    Mais de 300 pessoas passaram pela Feira da Saúde, que começou nesta segunda-feira, 16 de julho, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, em comemoração do Dia Internacional do Homem, celebrado pelos brasileiros no dia 15 deste mês. Na oportunidade, estão sendo oferecidos ao público testes de hepatite C e aferição de pressão arterial, além de distribuição de fôlders educativos sobre prevenção de doenças masculinas. A programação segue até esta terça-feira, 17, às 16h.

    O biólogo Guilherme Alferes, de 28 anos, aprovou esta iniciativa. "Facilidades como esta nos incentivam a preocuparmos mais com a nossa saúde", diz. Já sobre a data comemorativa, o biólogo revela que não a conhecia. "Não fazia a menor ideia que existia o Dia do Homem, mas acho legal. Ainda mais se esta data incentivar os homens a procurar algum tipo de médico." Além disso, Alferes conta que não é de se preocupar com a saúde. "Acredito que a maioria dos homens também não se preocupa."

    Já o vendedor João Sales, de 62 anos, confessa que sempre se preocupou com a sua saúde e vai ao médico periodicamente. "Estou sempre indo a algum profissional de saúde e fazendo algum tipo de exame. E isso pode ter salvado a minha vida, pois recentemente descobri uma alteração na próstata. Mas, graças a Deus estava no início e eu consegui tratar. Agora estou ótimo", comemora.

    Apesar do evento celebrar o Dia do Homem, a Santa Casa também realizou o atendimento das mulheres, como o da dona de casa, Mauriceia Araújo Santos, de 56 anos. "Acho muito importante eventos como este, em que podemos fazer algum tipo de exame, ou simplesmente verificar a pressão arterial." Já sobre a data que homenageia os homens, dona Mauriceia aprova. "Como temos o nosso dia, acho que eles também merecem o dia deles. Afinal, todos somos iguais."

    Índice de mortalidade

    Dados do Instituto Brasileiro de Geografia estatística (IBGE) revelam que o índice de mortalidade de homens supera o de mulheres e essa proporção aumenta de acordo com a idade. Isso significa que os homens cuidam menos da própria saúde que as mulheres. O médico urologista do Centro Viva Vida de Referência Secundária do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Antônio Carlos, por meio de sua assessoria, destacou que "o dia do homem veio em uma ocasião muito propícia porque eles se cuidam menos que as mulheres, que começam a ir na ginecologista durante a adolescência, já o homem, quando procura o urologista, é a partir dos 40 anos." O médico ainda relata que, há algum tempo, existia um preconceito muito grande com relação ao toque retal, mas que hoje o homem está bem mais consciente, pois sabe a importância do exame, já que o câncer de próstata é o tumor não cutâneo mais comum no sexo masculino.

    Quem quiser fazer o teste de hepatite C ou verificar a pressão arterial, deve comparecer nesta terça-feira, 17, no adro da Capela Senhor dos Passos, da Santa Casa, das 10h às 16h. "O teste é rápido e sai em mais ou menos dez minutos. E se for detectada a hepatite C, nós encaminhamos a pessoa ao ambulatório da Santa Casa", explica o enfermeiro Wilson Ferreira Júnior.

    O Dia do Homem

    Criado em 1999, em Trinidad e Tobago, pelo médico Jerome Teelucksingh, o Dia Internacional do Homem é comemorado no dia 19 de novembro, porém, no Brasil, esta data também é celebrada no dia 15 de julho. Um dos objetivos da criação desta data é chamar a atenção dos homens para os assuntos relacionados a saúde.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.