• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Segunda-feira, 15 de julho de 2013, atualizada às 14h35

    Confira as orientações sobre o teste do olhinho em recém-nascidos


    Da Redação
    olho

    Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Saúde Ocular, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora ressalta a importância do teste do olhinho nos recém-nascidos.

    Segundo a pasta, os cuidados com os olhos das crianças devem começar em seus primeiros dias de vida, com a realização do exame ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê. "O exame é importante, porque detecta doenças como o descolamento de retina, catarata congênita, glaucoma e um tipo de tumor conhecido como retinoblastoma", destaca a SS.

    A pediatra do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), Márcia Mizrahy, reforçou a importância da realização do exame logo após o nascimento do bebê, por meio de sua assessoria. "Caso o exame não seja realizado, perde-se a chance de se fazer o diagnóstico precoce de uma doença ocular grave, e, assim, retardar o tratamento correto. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e tratamento das doenças oculares, maior é a chance de se evitar complicações, garantindo assim o correto desenvolvimento da visão", afirmou a médica.

    O teste do olhinho é simples, rápido e indolor. Com a utilização de um oftalmoscópio, o pediatra examina o olho da criança e, através de uma lente, identifica um reflexo vermelho no olho do bebê, fenômeno semelhante ao observado em fotografias. Para que o médico consiga ver o reflexo vermelho é necessário que o eixo óptico esteja livre, ou seja, sem obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila, e isso significa que está tudo bem com a saúde dos olhos daquele pequeno paciente.

    Caso o pediatra perceba alguma alteração, como o não aparecimento do reflexo vermelho ou uma mancha branca no olho, a criança deve ser encaminhada para um oftalmologista, para que sejam realizados exames mais específicos.

    Em Juiz de Fora, a realização do exame é obrigatória em todas as unidades hospitalares e maternidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada. A cidade é uma das pioneiras em Minas Gerais a realizar o "teste do olhinho" em recém-nascidos ainda na maternidade, antes de receberem alta.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.