Era Uma Vez..., Divã, O Menino da Porteira, Procedimento Operacional Padrão

1º/8/2009
Era Uma Vez...
(Era Uma Vez...)

Direção: Breno Silveira
Elenco: Thiago Martins, Vitoria Frate, Rocco Pitanga, Paulo César Grande
Gênero: Romance

Era uma vez... conta a história de um amor verdadeiro entre uma menina rica do asfalto e um rapaz do morro. Vizinhos em realidades diferentes, Dé e Nina se conhecem em campo neutro, a Praia de Ipanema, e acabam se apaixonando profundamente. Para ele, é o primeiro amor e à primeira vista. Para ela, a descoberta de uma pureza e uma sensibilidade raras. Juntos, os dois experimentam as alegrias, emoções e dificuldades de viver um amor tão Grande quanto improvável para uma sociedade que alimenta preconceitos velados.

Divã
(Divã)

Direção: José Alvarenga Jr.
Elenco: Lília Cabral, José Mayer, Alexandra Richter, Reynando Gianecchini, Cauã Reymond, Paulo Gustavo, Elias Gleizer
Gênero: Comédia
Duração: 96 minutos

Divã conta a história de Mercedes, uma mulher de 40 anos que vive às voltas com as alegrias e desafios da vida moderna. Casada e mãe de dois filhos, Mercedes decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um analista. E, assim, o que antes era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida. Baseado na peça teatral Divã, que teve mais de 175 mil espectadores ao longo de 150 apresentações.
O Menino da Porteira
(O Menino da Porteira)

Direção: Jeremias Moreira 
Elenco: Daniel, José de Abreu, Vanessa Giácomo
Gênero: Drama
Duração: 100 minutos

Interior do sudeste do Brasil, anos 50.

Diogo é um peão de boiadeiro calado, introspectivo, mas de enorme coração. Quando solta a voz na cantoria, todos se encantam. Ao tocar uma grande boiada para a Fazenda Ouro Fino, de propriedade do truculento Major Batista, Diogo passa pelo Sítio Remanso, de Otacílio Mendes, onde conhece e trava amizade com Rodrigo, o menino da porteira. Porém, Otacílio é inimigo político do Major, e Diogo logo percebe a forte tensão que existe pela região.

Chegando ao vilarejo, Diogo é procurado por um grupo de pequenos sitiantes que lhe revelam a maneira predatória e violenta como o Major domina o lugar, forçando os criadores a vender gado e terras pelo preço que impõe. Contra os que se recusam, ele costuma usar a violência de seus capangas.

Diogo aceita levar o rebanho dos pequenos criadores para ser vendido em melhores condições, em outra região. O Major reage de maneira brutal. A situação entre Diogo e o Major fica cada vez mais insustentável. A cidade está dividida, o clima é de guerra e as conseqüências serão tragicamente inevitáveis.

E como se tudo isso não bastasse, Diogo ainda se encanta com Juliana, a bela enteada do Major. O amor que surge entre eles provoca ainda mais a ira do tirano local.

Procedimento Operacional Padrão
(Standard Operation Procedure)

Direção: Errol Morris
Elenco: Christopher Bradley, Sarah Denning, Joshua Feinman...
Gênero: Documentário
Duração: 118 minutos

Fotografias tiradas por soldados na prisão Abu Ghraib, no Iraque, mudaram a visão dos EUA em relação ao conflito bélico para sempre. O documentário investiga até onde as imagens realmente mostram abuso dos militares em relação ao presos ou são exceções no cenário encontrado por lá.

Primeiro documentário na história a ser indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.