Quinta-feira, 24 de abril de 2014, atualizada às 10h

Número de mortes por dengue no Brasil cai 87% em 2014

Laura Lewer
*Colaboração
Número de mortes por dengue cai 87% em 2014

O número de mortes por dengue caiu 87% no primeiro trimestre de 2014, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, 23 de abril, a redução foi de 387 óbitos em 2013, para 47 até março deste ano.

No primeiro trimestre do último ano foram registrados 922 mil casos de dengue em todo o país, enquanto no mesmo período de 2014 o número caiu para pouco mais de 215 mil. Os casos graves da doença também tiveram redução de 80%, baixando de 4.722 para 937.

Dos casos graves confirmados, 87% estão concentrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os estados do Amapá, de Roraima, Sergipe, do Maranhão, Piauí, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e do Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação da doença neste ano e em Santa Catarina não há transmissão de dengue que venha do próprio estado.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a queda de casos confirmados da doença, de janeiro a abril, foi de 2.540 para 190. Em 2013, 3.825 casos suspeitos foram registrados e, no mesmo período deste ano, foram 292.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, a redução se deu, em grande parte, pelo verão atípico. Com o período sem chuvas, os focos do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, são reduzidos e, consequentemente, a proliferação do mesmo.

Para realizar ações de conscientização e tratamento focal contra a doença, as equipes de agentes de endemias da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estão percorrendo as ruas da área central da cidade e seu entorno.

O Mutirão de Limpeza Contra a Dengue será realizado esta semana, pela manhã e à tarde, e continua às 13h do sábado, 26 de abril. Já na segunda-feira, 28, moradores e comerciantes deverão colocar nas calçadas o lixo, entulho e restante de resíduos inservíveis e que possam acumular água limpa e estagnada.

As incursões envolvem cerca de 200 servidores e 34 caminhões vinculados ao Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), Empresa Municipal de Pavimentação (Empav), Companhia de Abastecimento e Saneamento (Cesama) e Secretaria de Obras (SO).

*Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF. Com informações da Agência Brasil

O número de mortes por dengue caiu 87% no primeiro trimestre de 2014, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nessa quarta-feira. 23 de abril, pelo Ministério da Saúde, a redução foi de 387, em 2013, para  47, até março deste ano.

No primeiro trimestre do último ano foram registrados 922 mil casos de dengue em todo o país, enquanto no mesmo período de 2014 o número caiu para pouco mais de 215 mil. Os casos graves da doença também tiveram redução de 80%, baixando de 4.722 para 937.
Dos casos graves confirmados, 87% estão concentrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os estados do Amapá, de Roraima, Sergipe, do Maranhão, Piauí, da Paraíba, de Pernambuco, Alagoas e do Rio Grande do Sul, apresentaram os menores índices de notificação da doença neste ano, e em Santa Catarina não há transmissão de dengue que venha do próprio estado.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.