Prédio da Funalfa recebe iluminação especial para campanha Setembro Amarelo
Durante o mês de setembro, o antigo prédio da Prefeitura e atual sede da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), no Parque Halfeld, ficará iluminado, para chamar a atenção da população para a campanha “Setembro Amarelo”, movimento – organizado pelo Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) – para alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
Estatísticas apontam um aumento crescente das vítimas de suicídio em todo o mundo: 800 mil por ano. É uma morte a cada 40 segundos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) - 2015. Ainda segundo o relatório, o Brasil é o oitavo país nesse ranking. São 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer.
O autoextermínio cresce por questões demográficas, populacionais e, principalmente, por problemas sociais. Uma boa notícia é o fato de que, segundo a OMS, nove em cada dez casos podem ser prevenidos.
Em Juiz de Fora, buscando discutir o tema, desconstruir mitos e compartilhar informações de modo a facilitar a busca por ajuda, o Departamento de Saúde Mental (Desm), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promove uma mesa-redonda no dia 21 de setembro, entre 10h e 12h, com o tema “A Potência de Viver e o Suicídio: Formas de Prevenção”.
O debate – que terá a participação da médica psiquiatra Andréia Ramos, da psicóloga Irmã Saar e da gerente do Desm, Andréia Stenner – é voltado para os profissionais da rede de saúde mental, servidores em geral e interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3690-7183. O evento será realizado no auditório do Subsecretaria de Vigilância em Saúde, que fica na Avenida dos Andradas, 523, Morro da Glória.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!