• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 27 de novembro de 2018, atualizada às 16h18

    Mutirão de testagem rápida para HIV vai até sexta-feira em JF

    Da redação

    O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais (DST/Aids) da Secretaria de Saúde (SS) realiza mutirão de testagem rápida, com foco na detecção do vírus HIV até na próxima sexta-feira, 30 de novembro. Os testes fazem parte da programação do “Dezembro Vermelho”, com conscientização e combate à Aids. O exame é oferecido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Centro de Vigilância em Saúde, na Avenida dos Andradas, 457, Morro da Glória, das 8h e 17h.

    Pode fazer o exame qualquer cidadão com idade acima de 12 anos, exposto a alguma situação de risco, como relação sexual sem preservativo e uso de seringas compartilhadas. Para se submeter ao exame é imprescindível apresentação de documento de identidade.

    O CTA conta com equipe multiprofissional, composta por psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, responsáveis pelo acolhimento de quem deseja fazer o teste. Um profissional conversa com o paciente antes da realização do exame, buscando informações prévias. Independente do resultado, ele orienta sobre os cuidados a serem seguidos. Durante a avaliação, caso o diagnóstico seja positivo, a pessoa poderá ser encaminhada para o acompanhamento de tratamento no Serviço de Assistência Especializada (SAE) no DST/Aids.

    Importância do diagnóstico precoce

    O diagnóstico precoce aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quando o tratamento começa mais cedo, não permite que o vírus HIV destrua as células de defesa do organismo. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o tratamento especializado, aliado às recomendações de profissionais da saúde, é benéfico, porque diminui as complicações relacionadas às infecções pelo HIV, reduz a transmissão do vírus, melhora a qualidade de vida da pessoa e diminui a mortalidade.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.