• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sábado, 6 de abril de 2019, atualizada às 10h58

    Campanha de vacinação contra gripe começa na próxima semana

    Da redação

    A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o vírus da gripe, foi antecipada, e terá início na quarta-feira, 10. Em 2019, o Ministério da Saúde (MS) traz um público-alvo novo: crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias. Em 2018, a faixa etária deste público era apenas até cinco anos incompletos. Além deles, serão imunizados idosos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, doentes crônicos (dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo MS e com receita médica), professores das redes pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em Juiz de Fora, a soma deste público representa 168.873 pessoas, e a meta é vacinar 90% do total.

    A imunização contra a gripe vai até 31 de maio e o “Dia D” será em 4 de maio, sábado. Este ano, o MS colocou também em prática estratégia nova, e a campanha terá momentos específicos para grupos diferentes. No período de 10 a 19 de abril, a vacina será aplicada somente nas crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias, além das gestantes.

    A segunda fase da campanha terá início no dia 22 de abril e vai até 31 de maio. É neste segundo momento que os idosos começam a ser vacinados. Em Juiz de Fora eles representam mais de 70 mil pessoas. Além da terceira idade, todos os grupos prioritários serão vacinados nesta fase, inclusive as crianças e as gestantes, que foram prioritárias na primeira fase.

    Idosos serão vacinados nas UBSs e no DSI

    Em 2019, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também traz novidade para os idosos de Juiz de Fora. A vacinação deste público, além de ser oferecida em todas as 63 unidades básicas de Saúde (UBS), será realizada no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e não mais Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, garantindo mais conforto e segurança para este público. O DSI fica na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro, e a vacinação, lá, será oferecida de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 15h30.

    Os outros grupos prioritários poderão procurar uma das 63 UBS de Juiz de Fora, de segunda a sexta-feira, entre 8 horas e 10h30 e das 13 horas às 16h30. Outra opção é o PAM Marechal – 3° andar, entre 8 horas e 16h30. Gestantes e crianças também podem procurar o Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 722, Centro, entre 8 horas e 15h30.

    A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha.

    Vacinação para os acamados

    Para as pessoas que residem em bairro com cobertura de UBS, o agendamento deverá ser feito na própria unidade. As que moram fora das áreas de cobertura devem entrar em contato com o setor de imunização, através do telefone 3214-4180, para agendamento.

    Horário de funcionamento das salas de vacinação (segunda a sexta-feira):

    • Unidades básicas de Saúde: 8 horas às 10h30 e 13 horas às 16h30 – Todos os grupos prioritários.
    • Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente: 8 horas às 15h30 – Rua São Sebastião, 772 – Crianças, gestantes e puérperas
    • Departamento de Saúde do Idoso: 8 horas às 15h30 – Rua Batista de Oliveira, 943 – Somente idosos
    • PAM Marechal: 8 horas às 16h30 – Sala de vacinação no 3° andar – Todos os grupos prioritários, menos idosos.


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.