Publicidade
Por que empoderar-se?
27/04/2019
Por definição, empoderamento é a ideia de se fazer com que a pessoa – ou o grupo como um todo, consiga ter voz ativa e poder de decisão para agir em prol de seus interesses utilizando a própria autoridade.
Ao mudarmos a forma como pensamos e ao mudarmos o modo como nós vemos o mundo e a nossa relação com os outros, podemos encontrar o caminho ou construirmos um caminho melhor. Em suma, o empoderamento possibilita que o indivíduo se veja e sinta capaz de tomar as suas próprias decisões e de enfrentar as diferentes situações que surgem.
Desta forma, passamos a compreender de verdade que quando temos a opção da escolha, ampliamos a nossa liberdade de mudança. Há a possibilidade de identificar o que podemos mudar em nós, as mudanças que fogem ao nosso controle atemporal, e nas quais temos maior influência, tais como mudanças nos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Assim, como podemos favorecer o empoderamento pessoal?
Empoderar uma visão positiva de si mesmo nos tornará mais confiantes em nossas habilidades e no poder de mudança.
No caminho do empoderamento está a busca do indivíduo em ampliar a consciência sobre si mesmo e a desenvolver recursos para lidar com questões internas resolvendo conflitos emocionais que incapacitam ou geram sofrimento e comportamentos que trazem danos à saúde e aos relacionamentos.
Luíza M. Kelmer é psicóloga clínica em Juiz de Fora, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental. Pós graduanda pela Universidade Salgado de Oliveira – Universo / Juiz de Fora
Atendimento: cognitivajf.com.br ou (32) 3083-1251
Instagram Profissional: @psiluizakelmer
Este é um artigo patrocinado. Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!