Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/07/2008

Como ganhar tempo!

Foto de Falconi segurando um relógio - Nossa! como o tempo está voando!
- Já é julho, nem me dei conta... Daqui, a dezembro vai ser um pulo!
- Não tenho tempo para fazer o que realmente gostaria!
- Não faço ginástica, nem caminho, porque não tenho tempo!

Frases iguais estas, são comuns aos nossos ouvidos, cada vez com mais freqüência. Sejam proferidas por pessoas do nosso relacionamento, e muitas vezes ditas por nós mesmos.

É comum a sensação de que o tempo esteja passando mais rápido.

A turma que já passou dos 40 anos de idade, então, se refere saudosista ao tempo em que não havia tanta correria; as coisas caminhavam em outra velocidade.

As crianças tinham tempo e jogavam peão, pelada, soltavam pipas, brincavam de roda e tantas outras brincadeiras mais.

As aulas terminavam no fim de novembro e somente voltavam na primeira semana de março do ano seguinte, 90 dias de férias. O mês de julho era, integralmente, dedicado as férias escolares.

Hoje? Uma loucura! Com toda modernidade dos carros que desenvolvem velocidades nunca pensadas, estradas modernas que permitem acesso rápido aos grandes centros, e assim mesmo, estamos sempre atrasados.

Temos os recursos da informática, hoje exuberante, seja pela internet, pelos e-mails, vídeo conferências, EaD (Ensino a Distância), pelas facilidades de pesquisas, de usar programas de alta velocidade para as mais diversas tarefas.

Movimentar a conta bancária pessoal ou da empresa, direto de casa ou do escritório, evitando filas e idas até as agências bancárias. Usar senhas para as mais diversas funções de créditos e débitos automáticos.

Enfim, estar em dia com o que o mercado oferece de mais atual, usando simplesmente um notebook ou um microcomputador.

E mesmo assim a cantilena continua: - Nossa! como o tempo está voando!

Exemplo pessoal:

Pessoalmente sou também envolvido por estas questões. Sou um cidadão com uma agenda bem comprometida.

Trabalho no Consultório atendendo pessoas de 07h30 até às 19h. Tenho atividades e compromissos religiosos quase todas as noites. Aos finais de semanas, aplico treinamentos aqui em Juiz de Fora, assim como, em cidades da região e por todo o Brasil.

Faço viagens de avião pelo menos seis a oito vezes por ano, para diversas capitais a fim de atender compromissos com Empresas, e também as atividades religiosas.

Viajo para o exterior uma a duas vezes ao ano. Agora em julho, estarei nos Estados Unidos, por dez dias, a convite da Universidade da Pensilvânia, no estado da Filadélfia, participando de estudos e pesquisas na área de Neurociências, em observações da mente e das sensibilidades do ser humano.

Minha agenda de palestras é marcada com um ano de antecedência em média.

Tenho família com esposa e dois filhos. Caminho regularmente, e faço dança de salão pelo menos uma vez por semana.

Administro dois sites com dezenas de e-mails todos os dias.

Os amigos perguntam: - Como é que você consegue? É mágica?

Eu respondo: - Não tem mágica nenhuma. Tem Organização, Prioridades e Reengenharia do Tempo!

O que é esta tal de reengenharia do tempo?

Foto de um relógio desmontando Explico - desde que entrei em contato com a Programação Neurolingüística, PNL, busquei firmar minha formação com os mais expressivos nomes desta área, seja aqui do Brasil como do exterior.

Li, participei da formação do básico até os níveis avançados, me tornei Advanced Trainner em Nível Internacional.

Aprendi então, uma série de procedimentos que hoje compartilho com meus alunos sobre a questão do tempo.

Baseio-me na frase que escutei dos meus avós que diziam e repetiam sempre: "Tempo é questão de preferência"!

Realmente isto é verdade! E se você não acredita, convido a observar algumas técnicas, que se colocadas em prática poderão mudar sua vida para melhor, seja em qualidade ou em quantidade de tarefas realizadas.

Não é possível em um artigo passar todos os passos, mas vamos compartilhar alguns procedimentos que você pode experenciar com sucesso.

Recursos a serem utilizados:

Saia da cama mais cedo!
Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, já diziam nossos avoengos. Quanto mais tempo você permanece na cama pela manhã, perde uma preciosa fatia do dia que não será recuperada. Aprenda a sair da cama 15 minutos mais cedo a cada semana.

Assim, se você levantava às 07h, por exemplo, no final de um mês seu corpo estará bem acostumado a levantar às 06h e você terá ganhado 60 minutos para aumentar sua carga de tempo, dedicada as atividades físicas, meditação, e atividades pessoais diversas ou trabalho. Aplique esta regra também nos feriados e finais de semanas. No final do mês, você ganhou 30 horas que correspondem à um dia mais seis horas no seu mês.

Seja disciplinado com as tarefas que considera chatas! Pode ser aparar a grama do jardim, lavar o canil, dar uma faxina na sua área de trabalho ou na casa, pesquisar um assunto na Internet, lavar roupa, etc. O quanto possível terceirize, contrate sempre que for possível, outra pessoa para fazer parte destas tarefas.

Vou dar um exemplo: minha esposa queria que eu aparasse a grama do jardim, contratei um auxiliar. Minha hora de trabalho tem um preço, a dele tem outro bem menor. A tarefa foi cumprida com sucesso, ele ganhou um dia de serviço, fiz meu dinheiro circular e ser útil a outra pessoa, e fiquei com um sábado inteiro para colocar inúmeras coisas em dia e que, somente eu poderia fazer.

Confira suas prioridades, saiba diferenciar o que é importante e o que é urgente.
Mantenha suas anotações da agenda em dia, e defina o que é imprescindível. O que é importante, mas, não é urgente, e o que pode e deve ser feito somente quando sobrar um tempinho. Tratar tarefas importantes como se fossem urgentes e vice-versa, traz tumulto a Reengenharia do Tempo.

Mantenha sua mesa de trabalho limpa, nada de amontoar papéis.

Foto de Falconi segurando um relógio Caso tenha papéis sobre sua mesa, procure organizá-los por prioridade ou de acordo com sua agenda por prazo de entrega. Se acontecer de enfrentar imprevistos, seja uma reunião não agendada, reorganize suas tarefas para o dia seguinte. E se algo ficar pendente, nada de se culpar por isto, lembre-se que você está buscando dar o melhor de si mesmo.

"Seja o vosso falar sim, sim. E não, não!" (Mateus, 5:37).
Aceitar tarefas acima de sua capacidade é arrumar encrenca para você mesmo. Vou dar um exemplo: muitas vezes nas tarefas profissionais ou religiosas, pessoas fazem contato comigo solicitando palestras, seminários ou treinamentos sobre determinados temas.

Eu faço uma avaliação e na maioria das vezes de acordo com a necessidade do cliente sugiro que, para aceitar o convite, seja utilizado uma ferramenta que já tenho pronta (meu banco de dados é enorme).

Só aceito um desafio de um novo tema se realmente tiver tempo hábil para desenvolvê-lo. - Sua idéia é ótima, mas estou no meu limite, só posso desenvolver os temas que lhe passei! - Este tema não é minha área de atuação, posso atendê-lo dentro de minha lista de temas! (melhor ser honesto que arrumar sarna para coçar).

Capacite mais sua Equipe e aprenda a delegar!
Em minha Equipe estou sempre capacitando cada indivíduo, para que tenha condições de corresponder da melhor maneira possível às minhas solicitações. É importante eleger pessoas capazes e que sejam responsáveis.

No início, você vai ter que investir tempo e acompanhar a evolução de cada um, mas este tempo dedicado voltará em breve multiplicado para você. Em casa esposa e filhos ajudam em pesquisas de temas, bibliografias e tarefas diversas. Cada um ajuda um pouco e sobra tempo para bate-papos, ver cadernos e tarefas escolares, fazer compras no supermercado e outras tarefas mais.

De vez em quando redefina as prioridades.
Há momentos na vida que colocamos o trabalho em primeiro; lugar e nós e a família em segundo. Mas há outros que temos que inverter esta pauta de valores.

Arranjar tempo para se exercitar, para ir ao dentista, para fazer algo relaxante, um jantar a luz de velas, visitar um amigo, uma viagem diferente... Depois que arrumar tempo para si e a família, priorize novamente o trabalho e vai ora definindo, ora redefinindo.

Até que você consiga outros recursos, tenha acesso a novas ferramentas, ou invente suas próprias alternativas, deixamos estas sugestões acima, pois tem dado resultados muito bons em nossa vida e nas vidas das pessoas com quem compartilhamos o "Reengenharia do Tempo".

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos à disposição para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!


Armando Falconi Filho
é terapeuta holístico, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de terapia holística) você quer ler nesta seção? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugestões no e-mail viver_serholistico@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...