Quarta-feira, 16 de julho de 2008, atualizada ?s 15h17

Justi?a eleitoral impede candidatura de Rose Fran?a e Jo?o de Deus



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A Justi?a Eleitoral indeferiu o pedido de candidatura ? reelei??o dos vereadores Jo?o Batista de Oliveira, o Jo?o de Deus (PMDB), e Rose Fran?a (PSC). Os dois est?o respondendo por processo criminal.

A decis?o foi tomada pela diretora do Foro Eleitoral, Maria L?cia Cabral Caruso. A senten?a de indeferimento vai ser publicada nesta quarta-feira, 16 de julho, e os vereadores t?m tr?s dias para recorrer da decis?o.

A vereadora Rose Fran?a diz que vai recorrer e declara que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) s? n?o permite a candidatura de quem j? foi condenado e n?o tem direito a recurso. Ela ainda diz que n?o acha correto perder os direitos pol?ticos enquanto est? respondendo por processo. "Se algu?m n?o gosta de um vereador e o denuncia, ele perde os direitos at? provar que n?o ? verdade?", questiona.

Ela nega que responde pelos crimes de estelionato e sonega??o de contribui??o previdenci?ria. "Estou respondendo por um fato acontecido em 1999, quando nem imaginava ser vereadora. N?o foi no meu mandato". Ela tamb?m se defende, dizendo que teve problemas com a concess?o de tr?s aposentadorias, na ?poca. "Tudo j? est? regularizado. As pessoas j? refizeram o processo e est?o recebendo". A vereadora se diz tranq?ila e afirma que vai provar sua inoc?ncia.

O vereador Jo?o de Deus n?o foi localizado para comentar o assunto.