Prazo para justificativa de ausência ao primeiro turno termina na próxima semana
Termina na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, o prazo para o eleitor que não votou, nem justificou sua ausência no primeiro turno das eleições, regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral. Para isso, deve procurar, preferencialmente, o cartório eleitoral em que está inscrito para apresentar a sua justificativa.
Para fazer a justificativa, o eleitor deve preencher um formulário, disponível no cartório, apresentando o documento que comprove a razão da ausência e também um documento de identificação. Se o eleitor estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá apresentar a justificativa a qualquer cartório eleitoral, que remeterá o documento para o cartório onde o eleitor estiver inscrito, onde deverá ser devidamente validado.
- Mais de 70 mil eleitores deixam de votar em Juiz de Fora
- Mais de 18% do eleitorado mineiro deixa de votar no 1º turno
A justificativa eleitoral deve ser feita para cada um dos turnos em que o eleitor se ausentar. Caso o requerimento entregue no cartório eleitoral contenha dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido. O acolhimento ou não das alegações apresentadas ficará sempre a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor estiver inscrito. O eleitor pode apresentar justificativa de ausência em quantas eleições forem necessárias. O prazo para justificar ausência referente ao segundo turno de votação, ocorrido no dia 31 de outubro, termina no dia 30 de dezembro.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!