Terça-feira, 13 de novembro de 2018, atualizada às 9h10

Mãe consegue na Justiça direito de realizar exame gratuito de autismo em bebê

Da redação

A Justiça determinou que a mãe de uma menina, de um ano, realizasse o exame para diagnóstico de autismo na filha, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão é da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Segundo a mulher, o bebê apresenta atraso no desenvolvimento da fala, dificuldade na interação social, interesses restritos e dificuldade em sair da rotina. Para confirmar o diagnóstico de transtorno do espectro autista e transtorno específico da linguagem, é necessário o exame Brainstem Evoked Response Audiometry (Bera), conhecido em português como Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (Peate).

A ação foi ajuizada na Vara da Infância e da Juventude de Juiz de Fora e teve decisão favorável à família. Contudo, o município recorreu.

Segundo o Executivo, o município não tem poder de gestão para incluir ou autorizar qualquer procedimento ou fornecer item não previsto na Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (Renases). O órgão afirmou ainda que faltam recursos no País e em Juiz de Fora, e que pedidos do tipo impactam negativamente o planejamento da distribuição de receitas, porque beneficiam o indivíduo “em detrimento da massa de necessitados”. O poder público sustentou ainda que o atendimento a essas demandas deve se fundamentar nas razões técnicas e no menor gasto.

A desembargadora Yeda Athias (relatora) considerou que, no caso específico tratado, em vista do quadro clínico e demonstradas a urgência, a necessidade e a adequação do exame, deve-se resguardar o direito à saúde e ao bem-estar da paciente, e não fixar-se em questões meramente administrativas, orçamentárias ou ainda na tese da reserva do possível, “que não podem comprometer o tratamento adequado àquele que precisa”.

Os desembargadores Edilson Olímpio Fernandes e Sandra Fonseca seguiram a relatora.

ACESSA.com - M?e consegue na Justi?a direito de realizar exame gratuito de autismo em beb?