Ter?a, 02 de julho de 2007, atualizada ?s 18h15

Estudantes de JF viajam para Projeto Rondon



Thiago Werneck
Colabora??o*

Uma viagem para resgatar cidadania e dar exemplo de solidariedade. ? com esse esp?rito que os estudantes de uma institui??o de ensino superior de Juiz de Fora, viajaram at? o Vale do Jequitinhonha para participar do Projeto Rondon. Vinte e quatro alunos sa?ram da cidade, nessa segunda-feira, dia 02 de julho para as cidades de Almenara e Bandeiras no norte do estado.

Acad?micos de enfermagem, direito, turismo, educa??o f?sica, publicidade e propaganda e fisioterapia v?o prestar servi?os para a comunidade da regi?o mais carente do estado. Cada um deles passou por treinamentos na faculdade para desenvolver o trabalho social.

Os futuros enfermeiros fazem campanhas de conscientiza??o sobre parasitoses, doen?as sexualmente transmiss?veis, exames preventivos e ajudam agentes de sa?de a estarem mais preparados para atender a popula??o. Eles destacam a import?ncia da preven??o atrav?s de palestras e distribui??o de cartilhas.

A coordenadora geral de P?s-Gradua??o, Pesquisa e Extens?o da institui??o, professora Cristina Drumond, ressalta que essa ? a quarta vez que os alunos participam do projeto Rondon. "S?o pessoas muito carentes, eles precisam dessa ajuda. ? um trabalho social excepcional e uma experi?ncia fant?stica para os estudantes", destaca.

Antes de viajarem, os alunos passaram por um processo de sele??o e fizeram oficinas com os professores para conseguirem ainda melhores resultados no projeto. "Eles tiveram um acompanhamento extenso e est?o aptos para realizar esse trabalho. Levaram v?rias atividades, oficinas, id?ias para l?. O mais interessante ? que devem retornar ainda com mais bagagem e t?m uma imensa possibilidade de conhecer uma outra realidade", avalia Cristina.

Al?m do aux?lio das enfermeiras, alunos do curso de direito v?o prestar assessoria sobre estatuto da crian?a e adolescente, estatuto do idoso e ainda dar apoio ? prefeitura em quest?es do Conselho Tutelar. Os estudantes de educa??o f?sica v?o desenvolver atividades de recrea??o e lazer para crian?as e idosos, com ajuda dos alunos de turismo e do estudante de fisioterapia.

E s?o os acad?micos de turismo, que passaram por oficinas de educa??o ambiental, e v?o repassar v?rias quest?es da ?rea para popula??o local. J? os estudantes de comunica??o v?o produzir tr?s document?rios: um sobre o dia-a-dia nos carvoeiros da regi?o, outro sobre as lavadeiras e o terceiro acompanhando o passo a passo dos acad?micos, nessa quarta participa??o no projeto Rondon. Os alunos est?o acompanhados por professores e devem retornar para Juiz de Fora no dia 16 de julho.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF