Terça-feira, 11 de setembro de 2018, atualizada às 18h20

Festival Gastronômico Sabores da Serra acontece entre os dias 21 e 23 em Ibitipoca

Da redação

A terceira edição do Festival Gastronômico Sabores da Serra está com data marcada para acontecer entre os dias 21 e 23 de setembro, em Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte. O tema "Brasilidade entre Serras - porco, milho, queijo e cachaça" resgata as raízes da culinária mineira dentro do moderno conceito da brasilidade, tão em alta na gastronomia nacional, com a utilização de produtos bem característicos de cada estado. Aberto ao público, o Festival será realizado na Praça de Eventos de Ibitipoca, em frente à Escola Municipal Padre Carlos. 

Os turistas poderão conferir na programação: Cozinha ao Vivo com instrutores do SENAC, ‘chefs’ convidados e professores de gastronomia do CES-JF e Instituto Gastronômico das Américas (IGA), Cozinha da Criança, bar da Cervejaria Mr. Tugas, praça de alimentação, Cantinho da Cachaça, demonstração do Queijo Artesanal Serras da Ibitipoca, palestras, além de estandes do Laticínios Sabor da Serra.

Durante o final de semana, o evento contará com várias atrações culturais, que são o sanfoneiro Mazim Mendonça (com o show “O gaiteiro bom”), duo carioca Alacantos (Laura Gabriela e Tauã de Lorena), Duotrio Ibitipoca (MPB e regional) e a apresentação de dança tribal fusion com Jéssica Melo.

A programação do festival contempla ainda ‘workshops’ e palestras do SENAC Minas, SEBRAE, Assegure Assessoria Alimentar e Grupo Flaire para a comunidade de Conceição de Ibitipoca, entre os dias 18 e 20 de setembro.

Pratos

Treze restaurantes de Conceição de Ibitipoca e Lima Duarte criaram pratos especialmente para o festival gastronômico, resgatando e valorizando receitas de família, com o sabor que só a culinária mineira tem. Todos os pratos foram harmonizados pelo ‘beer sommelier’ Hugo Siqueira, com a cerveja Mr. Tugas, e permanecerão nos estabelecimentos até o dia 21 de outubro. Confira o anexo com a relação dos 13 restaurantes, pratos e suas harmonizações.

Queijo artesanal

No estande da Emater, produtores rurais da região vão apresentar o 'Queijo Artesanal Serras da Ibitipoca', que acaba de receber o reconhecimento.

A casca fina tem cor amarelo claro e a massa carrega o sabor marcado pela leve acidez. De acordo com a extensionista de bem-estar social da Emater, Maria Dalva Pereira, a receita do queijo tem mais de 200 anos e era um dos prediletos dos poderosos do Brasil Colônia. 

Os requisitos para o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) iniciar o registro da iguaria foram resultados de uma pesquisa elaborada por Maria Dalva na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com produtores rurais e prefeituras da região.

O procedimento foi subsidiado pelo levantamento histórico, caracterização da região e da relevância social do queijo de Minas artesanal na economia local.

A falta de uma certificação desvalorizou o produto e desmotivou a produção do queijo tão tradicional.  Com a regularização, o preço do tipo maturado vendido na informalidade pode saltar de R$ 25 a R$ 40. “É a forma de agregar valor e fazer justiça social para centenas de produtores. Esse queijo é o único sustento de muitas famílias”, ressaltou.

O registro beneficiará mais de 450 queijeiros que trabalham na informalidade. O título é concedido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a solicitação da portaria que regulamenta a atividade pelo presidente da Emater. Após a obtenção do reconhecimento, os produtores recebem assistência técnica para regularizar a produção do queijo maturado a partir de boas práticas de ordenha, sanidade do rebanho, sanitização, adequação da infraestrutura local, entre outros.

Programação:

Sexta-feira - 21 de setembro    
Local: Praça de Eventos de Ibitipoca

18h - Abertura do Festival Gastronômico Sabores da Serra
19h - Cozinha ao Vivo: “Brasilidade entre Serras - Porco, milho, queijo e cachaça” com Laudinei Tadeu do Carmo (instrutor do SENAC Minas)
19h30 – Demonstração de preparo de ‘drinks’ - Oliva Bistrô
20h - Demonstração do pão artesanal de fermentação natural da Dispropan (com o chef Alexandre Soares)
20h30 – Apresentação musical: Mazin Mendonça
20h30 – Cozinha ao Vivo: “Lambreta Italiana” com os ‘chefs’ Martinho Caetano e Erika Timponi (Granno Consultoria Gastronômica - FIC Brasile)

Sábado - 22 de setembro
Local: Praça de Eventos de Ibitipoca

10h - Workshop “Preparo de Quitandas” - Roberto Gonçalves (instrutor do SENAC Minas)
12h – Abertura da praça de alimentação e exposições
12h30 – Cozinha ao Vivo: “O Lobo Mau e os Três Porquinhos” com o ‘chefs’ Ana Paula Esteves (Oliva Bistrô), Beto Zaiden (Pasta Brasile) e Elenice (Sítio Zé Betio)
14h30 – Cozinha ao Vivo: “Quarteto Mineiro: Milho, Porco, Cachaça Tradição Mineira e Queijo Artesanal Serras da Ibitipoca” com o professor João Simoncini (CES /JF)
15h30 – Cozinha ao Vivo “Culinária Infantil” com Laudinei Tadeu do Carmo (instrutor do SENAC Minas) e o ‘chef’ Alexandre Soares (Dispropan)
16h30 - Homenagem às Cozinheiras de Ibitipoca
19h – Cozinha ao Vivo: “Alegria da mesa mineira - Queijo Artesanal Serras da Ibitipoca” com Laudinei Tadeu do Carmo (instrutor do SENAC Minas) e produtores rurais (EMATER-MG)
20h – Apresentação musical: Os Alacantos
22h – Apresentação musical: Duotrio Ibitipoca

Palestras
Local: Espaço Multimeios

15h30 - Palestra “O "Queijo de Minas" nas Serras da Ibitipoca: uma breve história de um longo caminho” -  Antônio Henrique Duarte de Lacerda (historiador)

- Apresentação do livro “Geografia do Queijo Minas Artesanal” - autor Marcos Mergarejo Netto

Domingo - 23 de setembro    
Local: Praça de Eventos de Ibitipoca

10h – Cozinha ao Vivo: “Mousse de queijo com calda de cachaça, rapadura e crocante de castanha” com a professora Jéssica Nascimento (IGA - Instituto Gastronômico das Américas)
11h – Oficina de Bolinho de polvilho – Camélia (Lica) Neves (Ibitipoca)
12h - Cozinha ao Vivo: “Porco na Lata Autoral” com o professor  Yury Feliciano (CES /JF)
12h30 - Apresentação musical: Carcará da Serra e convidados
13h30 - Apresentação de dança Tribal Fusion: Jéssica Melo

ACESSA.com - Festival Sabores da Serra acontece entre os dias 21 e 23 em Ibitipoca