Artigo
Dicas de como cuidar da voz neste 2007

:::16/01/2007

Sabemos que todo fim de ano mudamos o comportamento de maneira geral. ? uma festa atr?s da outra. Reuni?o com amigos, familiares, colegas de trabalho. Despedidas de fim de ano. Vem o Natal, em seguida o Ano Novo. Muda-se a rotina de vida para mostrarmos a alegria de estar com nossos queridos amigos, familiares e colegas de trabalho.

N?o d? para segurar, controlar e fazer o que se deve fazer de correto, porque para isso temos o ano inteiro atropelando nossas emo?es.

Fim de ano ? hora de extravasar os sentimentos, falar das nossas conquistas, frustra?es, do que conseguimos realizar como promessa ou desejo do ano anterior, abra?ar, beijar, rir muito e mostrar a alegria de estarmos com quem desejamos. Fazer novas promessas e simpatias. Falamos com emo??o.

Foto de uma mulher bebendo ?gua Pois bem, para termos todos esses prazeres, falamos muito, gritamos muito, bebemos gelado, comemos alimentos cal?ricos, fumamos, ficamos em ambientes fechados com ar condicionado, dormimos pouco, enfim, jogamos para o alto todas as tentativas de nos adequarmos aquilo que tentamos durante o ano.

Agora, j? fizemos as nossas promessas, os pedidos, as simpatias. Ent?o vamos retomar o novo ano com alegria, com o cora??o repleto de abra?os, beijos e as incentivadoras atitudes solid?rias.

Lembrar aos que ficaram com rouquid?o, aqui v?o algumas dicas simples para o decorrer deste ano. Vamos procurar fazer o que for poss?vel, como:

  • Tentar dormir melhor
  • Alimentar bem para recuperar as energias gastas
  • Beber ?gua com a temperatura natural, se poss?vel. Sabemos que no ver?o fica dif?cil. Mas para isso, vai uma dica importante: deixa a ?gua um pouco na boca at? diminuir o gelado antes de deglutir. Isso melhora bastante.
  • Comer mais frutas, tendo a ma?? como prioridade, pois ela limpa a regi?o da boca, faringe e o sistema mastigat?rio, que faz parte tamb?m do sistema fonoarticulat?rio. A ma?? funciona como adstringente nesta a??o.

Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com