Sobremesa com massa de biscoito para deixar tudo crocante A torta de lim?o ? um doce f?cil de ser feito e que permite muitas varia?es. Com biscoito, a massa fica muito mais suave e saborosa

Marinella Souza
Colabora??o*
21/11/2008

Depois de passar o ano inteiro se esfor?ando em manter uma dieta equilibrada, criando mil e uma receitas diferentes com ingredientes saud?veis, que tal aproveitar que o clima natalino j? est? invadindo a cidade e aprender uma receita nada natural e muito gostosa?

Trata-se da torta de lim?o. Popular, a torta de lim?o permite v?rias combina?es que depende do gosto e da disponibilidade de tempo que a pessoa tem para "brincar" na cozinha. Normalmente, as receitas tradicionais utilizam muitos ingredientes e demoram muito tempo para ficarem prontas.

O grande diferencial da vers?o que vamos ensinar est? na massa. Ela ? feita de biscoito maisena e manteiga, nada al?m disso.

A nutricionista Tha?s Coutinho explica que o recheio ? basicamente o mesmo: leite condensado, suco de lim?o e creme de leite, mas o biscoito d? um toque suave ? torta.

"A massa fica mais macia, mas com uma certa croc?ncia", diz. Depois de uns minutos no forno, essa mistura de biscoito e manteiga ganha uma consist?ncia macia e fica bem fininha e o toque crocante d?o um charme extra para o azedo do lim?o aliado ao sabor adocicado do leite condensado.

Depois de pronta a torta, o biscoito fica quase impercept?vel porque o destaque dessa sobremesa ? mesmo o recheio abundante. Indicada para ocasi?es especiais que pedem um doce mais elaborado, a torta de lim?o n?o leva mais do que meia hora para ficar pronta e agrada a todo mundo.

Th?is ensina que para evitar que o creme de leite talhe, ? preciso misturar primeiro o leite condensado e o lim?o para s? depois acrescentar o creme de leite. ? a acidez do lim?o que vai dar a consist?ncia enrijecida do recheio.

Foto de um
peda?o da torta de lim?o Foto de um
peda?o da torta de lim?o Foto de um
peda?o da torta de lim?o

Se o biscoito j? deixa essa torta muito especial, a recita ganha charme extra se acrescida da do?ura e da suavidade do suspiro para enfeitar. E se voc? n?o quiser usar suspiro, outra dica que pode deixar a torta com um visual ainda mais bonito (e mais gostosa tamb?m), ? usar raspas de chocolate e de lim?o para decor?-la.

Para variar, a mesma receita pode ser usada para uma torta de maracuj? ou de morango. Mas a? ? preciso lembrar que, no caso de usar morangos, ? necess?rio usar um pouco de lim?o para garantir a consist?ncia do recheio.

Para finalizar, uma lembran?a para que voc? n?o se empolgue e evite que todo o esfor?o do ano inteiro tenha sido em v?o: um peda?o da torta de lim?o tem mais ou menos 200 calorias. A m?dia geral indicada para o consumo di?rio ? de duas mil calorias. Mas Tha?s destaca que isso depende de muitos fatores.

"Esse n?mero (duas mil calorias) ? o estimado para a popula??o em geral, mas cada pessoa necessita de uma quantidade exata. Isso depende da altura, da idade, do peso, da atividade f?sica e do ritmo de vida que a pessoa leva", revela.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.