• Assinantes
  • Autenticação
  • Frutas

    Abacaxi A fruta que ajuda na digestão e é ótima para amaciar carnes duras

    Sílvia Zoche
    Repórter
    11/01/2006
    Com o verão, a busca pelas frutas como forma de se refrescar é uma bela saída. O abacaxi pode ser uma das escolhas, já que é uma fruta originária de locais quentes. Cortado em cubos ou fatias e colocado na geladeira; misturado em uma salada de frutas; em um suco mais hortelã e gengibre, o que manda é a criatividade. As opções são diversas e receitas com a fruta não faltam.

    Há aqueles que aproveitam o abacaxi para fazer um regime, mas o nutricionista Arnaldo Pinheiro alerta que esta fruta não tem propriedades emagracedoras. "O que acontece na dieta do abacaxi é que as pessoas ingerem menos calorias e nutrientes. Por isso, há o emagrecimento, principalmente, pela perda de massa muscular, sendo um modo radical de emagrecer". Uma fatia média de abacaxi, com cerca de 75g, tem aproximadamente, 43,5 kcal.

    Mas a fruta ajuda na digestão de proteínas, por "ter em sua composição a bromelina", diz Pinheiro. Por isso é válido comer uma fatia de abacaxi ou tomar um suco in natura, logo após aquele churrasco ou feijoada. Esta enzima presente no abacaxi é capaz, inclusive, de amaciar carnes.

    Receitas com a fruta
    Pavê. É raro encontrar alguém que goste de doce e não goste de pavê. Por isso, a culinarista, há 32 anos, Vera Lúcia Nunes de Pinho (foto ao lado) ensina a fazer um pavê supremo de abacaxi.

    A primeira dica é usar o abacaxi in natura para fazer o doce e o abacaxi de compota para enfeitar. "O sabor do doce com o abacaxi natural é muito melhor. Agora, pra enfeitar, o abacaxi de compota é mais perfeito, por ser mais resistente", aconselha Vera.

    Atenção, na hora de mergulhar os biscoitos champanhe na calda de abacaxi com leite! Para que o biscoito não desmanche, coloque-os rapidamente na mistura. Vamos à receita e ao passo-a-passo, clique aqui.



    Quer outra receita simples de um docinho gelado de abacaxi. A receita é dada por Luzimar Evaristo. "É fácil e diferente. Eu uso uma lata de abacaxi em compota", diz. Anote aí:

    Ingredientes

  • Uma lata de compota de abacaxi
  • 1 sachê de gelatina incolor ou 1 caixinha de gelatina de morango (escolha uma das duas)

    Modo de fazer
    Abra a lata e retire a calda da compota. Hidrate a gelatina em água fria (se for a incolor) ou dissolva a gelatina em água quente (se for a colorida). Junte a gelatina ao restante da calda e despeje de novo na lata sobre o abacaxi. Misture um pouco, coloque a lata na geladeira e espere até que fique firme. A seguir, envolva a lata em um pano umedecido em água quente e vire-o sobre um prato. Enfeite a gosto.

  • Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.