Uva Rica em vitaminas A, B1, B3, B6, C, a fruta tem poder antioxidante,
respons?vel pelo rejuvenescimento

Renata Cristina
Rep?rter
29/06/2007

Uma das mais antigas frutas cultivadas pela humanidade, a uva teve origem na ?sia, h? 6.000 AC. Nessa ?poca, os pesquisadores acreditam que as parreiras ainda n?o eram plantadas, mas recolhidas sobre ?rvores e arbustos.

O sabor dessa del?cia foi determinante para que o "homem das cavernas" cultivasse as primeiras mudas. De l? para c?, uma enorme variedade de uvas rosadas e brancas vem conquistando consumidores fi?is.

A Cabernet Sauvignon ? uma das mais conhecidas em todo o mundo, pela alta qualidade de seu suco. Para quem n?o est? familiarizado com o nome em franc?s, ? s? lembrar da uva roxa, aquela bem redonda e mi?da.

A Merlot tamb?m ? muito conhecida por quem aprecia um bom vinho tinto. A fruta produz um suco encorpado, pr?prio para ser consumido jovem. J? entre as uvas brancas, a Sauvignon Blanc ? uma das mais difundidas pelo globo. ? caracterizada pelos cachos fartos e verde-amarelados. Existem muitas outras variedades, como Pinot Noir, Chardonnay, (Fran?a) e Pinotage (?frica do Sul).

"Gosto muito da Red Globe, que com o jeitinho brasileiro chamamos de Rede Globo", brinca o comerciante Carlos Henrique Oliveira, que h? 25 trabalha em uma barraca de frutas.

Um santo rem?dio

O poder terap?utico da uva j? foi comprovado cientificamente. H? profissionais que a comparam ao leite. Embora o seu suco seja composto de glicose e frutose (a?cares), ele ? estimulante digestivo, acelera o metabolismo e promove uma sensa??o de energia, pois elimina o ?cido ?rico, respons?vel pela fadiga.

O suco tamb?m ? indicado para a desintoxica??o. Como ? absorvido mais rapidamente pelo corpo, se comparado aos legumes cozidos, por exemplo, a "limpeza" ? quase instant?nea. Com apenas uma dose, ? poss?vel sentir a diferen?a nas c?lulas do f?gado e dos rins, no sangue e no intestino.

Foto da Uva Foto da Uva Foto da Uva

Al?m disso, a uva pode combater in?meras doen?as, como anemia, hepatite, reumatismo, gota, artrite e at? depress?o. De acordo com um estudo da Universidade da Fl?rida, algumas subst?ncias qu?micas contidas na fruta ajudam a dilatar as art?rias, reduzindo a press?o arterial.

A fonte da juventude tamb?m pode estar nessa milagrosa frutinha. S?o 20 antioxidantes em sua composi??o, que atuam como "um ex?rcito" contra os radicais livres, que promovem o envelhecimento. Um estudo da Universidade da Calif?rnia aponta que os antioxidantes concentram-se na casca e nos caro?os, principalmente, das uvas rosadas.

Safras
Foto da Uva

Engana-se quem pensa que a uva s? d? em lugares frios. No Brasil, os estados de S?o Paulo, Paran?, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia s?o grandes produtores. O comerciante Alberto C?ssio (foto ao lado) diz que vende a fruta o ano todo. "Uva aqui n?o falta. ? claro que cada uma vem na sua ?poca", afirma.

No per?odo de novembro a mar?o, predominam as uvas de S?o Paulo. J? de julho a novembro, as uvas v?m do Paran?. A produ??o do nordeste chega aos consumidores no per?odo de agosto a dezembro.

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.