Produ??o cient?fica na internet


Site da CAPEs que armazena trabalhos cient?ficos tem uma ?nica institui??o de JF cadastrada

S?lvia Zoche
Rep?rter
14/09/2006

Clique no ?cone ao lado e veja quais as institui?es participantes do peri?dicos da Capes t?m acesso livre e gratuito ?s cole?es e aos servi?os dispon?veis.

Veja!

Ter acesso a diversas publica?es cient?ficas para estudo de v?rias institui?es de ensino superior. Isso pode ser feito virtualmente pelo site de peri?dicos da Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior (clique aqui). O servi?o est? dispon?vel para estudantes, professores, pesquisadores e funcion?rios de 163 institui?es de ensino superior e de pesquisa do Brasil.

S?o artigos completos de mais de 10.520 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, al?m de bases de dados com resumos de documentos em diferentes ?reas. A gratuidade na consulta ? para usu?rios das institui?es participantes, desde que os terminais estejam ligados ? internet atrav?s de provedores de acesso autorizados. Ou seja, bibliotecas, laborat?rios, escrit?rios de trabalho e outros locais da institui??o sem necessidade de senha. O acesso em casa somente se a institui??o autorizar. Em Juiz de Fora, a ?nica institui??o participante ? a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As institui?es participantes s?o as federais de ensino superior, as de pesquisa com p?s-gradua??o avaliada pela CAPES, as p?blicas de ensino superior estaduais e municipais com p?s-gradua??o avaliada pela CAPES, as privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avalia??o trienal cinco ou superior pela CAPES, e outras institui?es na categoria "pagantes", mas com acesso restrito ?s cole?es contratadas.

A orienta??o da CAPES para as institui?es que n?o s?o participantes ? procurar a biblioteca da institui??o participante mais pr?xima. Existe tamb?m a possibilidade de uma institui??o ser pagante. Neste caso, o acesso ser? restrito ao conte?do assinado.

Busca

? poss?vel localizar um peri?dico rapidamente pelo t?tulo no Busca do site; ou ent?o fazer ums pesquisa mais ampla pela lista completa, na barra de A a Z - se quiser acessar publica?es somente nacionais, ? s? marcar acima desta barra -; se quiser buscar ?reas de conhecimento, as oferecidas s?o Multidisciplinar, Ci?ncias Ambientais, Ci?ncias Biol?gicas, Ci?ncias da Sa?de, Ci?ncias Agr?rias, Ci?ncias Exatas e da Terra, Engenharias, Ci?ncias Sociais Aplicadas, Ci?ncias Humanas, Ling??stica, Letras e Artes.

Antes de ler um por um dos t?tulos que interessam, consulte os resumos oferecidos na p?gina. ? uma forma de agilizar sua pesquisa.

As publica?es existentes no site s?o selecionadas pela Coordena??o e Conselho Consultivo do Programa e levam em conta alguns crit?rios, entre eles, os cursos de p?s-gradua??o na ?rea no pa?s em n?mero, n?veis, n?mero de professores e de alunos e produtividade.

Na p?gina do "Peri?dicos CAPES" existe uma estat?stica para saber o n?mero de acessos do site. Se h? algum tempo corria pela internet informa?es que o servi?o de acessos a peri?dicos seria desativado por baixo acesso, as pesquisas mostram que em 2005, mais de 13 milh?es textos completos foram baixados. Este ano, de janeiro a maio de 2006, foram mais de 5 milh?es e 500 mil. A USP ? a institui??o que lidera o ranking de maior usu?ria do site este ano, assim como em 2005, chegando a quase 1 milh?o e 800 mil acessos.