O que é um drone?

Marcos Dalamura Marcos Dalamura 19/09/2018

Caros leitores do Portal ACESSA.com. Meu nome é Marcos Dalamura, sou funcionário público, professor universitário, webmaster e um entusiasta de tecnologia.

Mensalmente teremos um encontro aqui no Portal Acessa.com, com novidades e tendências de tecnologias, com uma abordagem simples e clara. Diariamente nos deparamos com diversas inovações, por isso gostaria de compartilhar com vocês estas novidades. Sintam-se à vontade para dar sugestões de temas. No final da coluna, teremos o INFO BITS, em que mostraremos dados estatísticos relacionados à Tecnologia. Boa leitura.

O que é um drone?

Veículo aéreo não tripulado (VANT), ou simplesmente drone, é todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos três eixos (direita / esquerda - para frente / para trás - para cima / para baixo) e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada. Estas aeronaves são controladas à distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de humanos.

Normalmente os drones são feitos de materiais compostos leves e resistentes com a finalidade de reduzir o peso e aumentar a manobrabilidade. Esta resistência do material composto permite que os drones naveguem em altitudes extremamente altas.

Qual é a origem dos drones?

A origem dos drones é extremamente parecida com a origem da Internet. Ambos surgiram com fins militares e ganharam popularidade na sociedade civil. Assim como a internet, os drones tem o potencial de modificar o modo como vivemos num futuro próximo. A ideia para a criação de veículos aéreos não tripulados surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, onde os alemães utilizaram foguetes não tripulados para carregar bombas a longas distancias. A ideia foi trabalhada em conjunto com os já conhecidos aeromodelos controlados por rádio. A partir daí o desenvolvimento dos drones só dependeu do tipo de ferramentas que se queria incorporar aos equipamentos.

Características dos drones:

Quando a bússola do drone está calibrada, o mesmo procura sinais dos satélites GPS. Quando mais de seis satélites são encontrados, o sistema permite que o drone inicie seu voo, registrando as coordenadas de origem do voo. Este registro será usado quando o mesmo necessitar “voltar para casa” (Return to Home). O piloto pode iniciar o retorno para casa pressionando um botão no controle remoto ou em um aplicativo. O próprio drone pode acionar automaticamente este recurso de segurança quando detecta um nível baixo da bateria, voltando automaticamente para o ponto de partida.

Os drones mais modernos estão equipados com sistemas de prevenção de colisão. Esses sistemas de visão dos drones usam sensores de detecção de obstáculos para escanear os arredores, enquanto os algoritmos de software e a tecnologia embarcada produzem as imagens em mapas 3D, permitindo que o controlador de voo detecte e evite a colisão com o objeto. O mais recente drone da empresa DJI, o Mavic 2 Pro, tem sensor de obstáculo em todos os seis lados.

Os motores e hélices são a tecnologia do drone que leva o mesmo para o ar e para voar em qualquer direção ou pairar. Em um quadricóptero, os motores e hélices trabalham em pares com dois motores / hélices girando no sentido horário e dois motores girando no sentido anti-horário.

A fim de aumentar a segurança de voo e evitar voos acidentais em áreas restritas, os últimos drones da empresa DJI e de outros fabricantes incluem o recurso “No Fly Zone”. Este recurso impede que o drone decole próximo aos aeroportos, por exemplo.

A distância de transmissão pode atingir até 7000 metros (7 Km) do ponto de partida.

Os últimos drones da DJI, Walkera, Yuneec e muitos outros fabricantes agora incluem câmeras que podem gravar vídeos em 4K e podem tirar fotos de 12 megapixels.

No dia 02/05/2017 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou o regulamento para o uso de drones. Este regulamento passou a exigir habilitação para os pilotos de equipamentos com mais de 25 kg e proibiu sobrevoar com drones sobre pessoas, a não ser que as mesmas tenham dado autorização para isso. Sem essa autorização, será preciso respeitar uma distância de 30 metros de pessoas, com exceção dos órgãos de segurança pública.

Para drones com menos de 25 kg que forem voar acima de 400 pés (cerca de 121 metros) será exigida a licença e a habilitação do piloto. Além disso, para qualquer tipo de drone haverá a exigência de que o piloto tenha mais de 18 anos.

O regulamento classifica os drones em três categorias: mais de 150 Kg; entre 25 e 150 kg e com peso abaixo de 25 kg. Para drones com menos de 25 quilos e que forem voar abaixo de 120 metros, não é preciso fazer registro de voo.

Se algum piloto for flagrado usando drones em desacordo com as normas aprovadas pela ANAC, poderá responder a processo administrativo, civil e penal e, poderá até ser preso se for considerado que o uso do equipamento coloca embarcações ou aeronaves em perigo, ou que traz risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas.

O regulamento exige, também, o registro de todos os drones com peso superior a 250 gramas, mesmo que as aeronaves sejam usadas apenas para recreação. Até 25 quilos, o cadastro do equipamento pode ser feito pela internet, mas apenas se a aeronave não for voar acima de 120 metros.

Para as aeronaves com mais de 25 quilos, é preciso registro no Sistema Aeronáutico Brasileiro, como ocorre com as aeronaves tripuladas. Os cadastros devem ser atualizados a cada dois anos.

Veja algumas fotos aéreas de Juiz de Fora no meu perfil do Facebook.

Até a próxima coluna com mais novidades sobre Tecnologia.

* http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones/quantidade-de-cadastros

ACESSA.com - O que ? um drone?