Publipost

A tecnologia tem dado passos que, inicialmente, podem parecer assustadores. Há pouco tempo atrás, seria praticamente impensável pensar que a sociedade estaria onde está, mas o fato é que as inovações surgem a cada dia, em todas as áreas da nossa vida. Tanto no que diz respeito à educação, saúde, entretenimento e, é claro, economia.

Com tantas plataformas digitais que surgiram nos últimos tempos, desde lojas de e-commerce até plataformas de entretenimento online, por exemplo, a gg bet esport, é normal que as formas de pagamento cada vez mais tecnológicas surjam para acompanhar esse mercado de consumidores. Para esse mundo tão tecnológico, surgem as moedas digitais, que prometem revolucionar o mercado econômico.

Poucas são as pessoas que ainda não ouviram falar sobre criptomoedas. Algumas associam essa nova tecnologia financeira ao medo, enquanto outras aproveitam para apostar todas as fichas nesse novo sistema, inclusive participando dele, como “mineradores” desse novo tipo de “metal digital”. Fique por dentro dos detalhes dessa tecnologia e saiba o que o futuro pode reservar para esses mineradores!

O que são criptomoedas?

Criptomoedas, basicamente, são moedas digitais que utilizam, como o nome sugere, uma tecnologia de criptografia para as suas transações. Não estão relacionadas a nenhum governo e, por isso, são descentralizadas de qualquer interferência por parte do estado. Isso, por si só, já poderia garantir mais segurança a esse tipo de moeda, considerando que elas não estão associadas a escândalos de governos, guerras e demais fatores que podem influenciar a economia de um país.

Esse sistema, que envolve uma complexa tecnologia por trás, capaz de garantir a sua segurança, permite que pessoas de qualquer lugar do mundo possam enviar e receber esse dinheiro digital sem que seja necessária a interferência de bancos, por exemplo. Os adeptos apenas precisam guardar as suas moedas em suas carteiras digitais, e a partir daí, podem realizar as transações que quiserem.

Saiba o que é a mineração de criptomoedas

Por mais que possa parecer um conceito difícil de entender inicialmente, a mineração de criptomoedas também pode ser explicada de uma forma relativamente simples.

Antigamente, os mineradores eram responsáveis por escavar os túneis e demais lugares para encontrar os metais preciosos. Hoje em dia, no entanto, no mundo da mineração das criptomoedas, a situação é um pouco diferente. De forma resumida, os mineradores, ou melhor, os seus computadores, “escavarão” operações matemáticas, assegurando a validade das transações feitas com aquela criptomoeda, permitindo que o sistema possa funcionar, e em troca serão recompensados por isso.

Existem mais nuances por trás do processo de mineração de criptomoedas, dependendo do conhecimento e do tempo que o minerador despende para isso, mas essencialmente, alguns princípios básicos devem ser levados em consideração. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse processo.

Veja alguns gastos envolvidos para iniciar a mineração

O processo de mineração de Ethereum é bastante democrático, e teoricamente qualquer pessoa interessada pode começar a participar dele. No entanto, alguns investimentos são necessários, por isso, por mais que a mineração seja uma atividade capaz de gerar algum lucro, é fundamental que as pessoas façam todas as contas na ponta do lápis, garantindo que não vão sair perdendo. Isto é especialmente válido considerando o aumento de preços de material tecnológico e energia elétrica ocorrido nos últimos tempos. Veja alguns investimentos necessários para a mineração:

Bons equipamentos

O principal para a mineração de qualquer criptomoeda é uma boa máquina. Considerando que a tecnologia de mineração exige equipamentos cada vez mais capacitados, não será qualquer máquina que permitirá essa atividade. Os computadores precisarão de uma boa configuração, sobretudo no que diz respeito à placa de vídeo, e os valores dessas máquinas podem ultrapassar facilmente mais de dez mil reais. O investimento poderá ser recuperado a longo prazo, no entanto, para quem está partindo do zero, os custos iniciais são bastante altos.

Depois de conseguir uma máquina capaz de realizar a mineração, o usuário deverá escolher um software especial de mineração que poderá unir o equipamento à rede Ethereum. Há muitas opções disponíveis hoje em dia para todos os sistemas operacionais, e o ponto principal em relação a isso é evitar cair em golpes fraudulentos. Com os ataques cada vez mais sofisticados de hackers, é primordial pesquisar e estar atento a todos os softwares que são baixados no computador, evitando eventualmente poder cair em alguma armadilha da Internet.

Energia

Outro investimento que deve ser levado em consideração é o gasto com a energia elétrica para realizar o processo de mineração. Como todo o processo normalmente envolve muitas horas diárias, utilizando uma máquina extremamente potente, os custos podem não ser assim tão baratos, principalmente se o usuário considerar o aumento no preço da energia elétrica brasileira dos últimos tempos. Desta forma, mais uma vez, para saber se a mineração continua sendo um negócio vantajoso, é preciso fazer muitas contas antes de iniciar nessa atividade, evitando investir em equipamentos desnecessários, e fazendo com que o processo seja, de fato, benéfico!

Este é um artigo patrocinado. Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Criptomoedas: a minera??o de Ethereum ? lucrativa no Brasil?