Raves de Juiz de Fora atraem p?blico das capitais
De Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, turistas v?m conhecer e
aproveitar caracter?sticas ?nicas dessas festas de Juiz de Fora



Thiago Werneck
Colabora??o*
07/08/07

Excurs?es saem do Rio e de Belo Horizonte para Juiz de Fora a caminho das raves da cidade que ficam cada vez mais conhecidas em outros locais. O contato com a natureza e a uni?o do p?blico s?o apontados como o diferencial dessas festas que acontecem por aqui. Incentivados por essas qualidades, os amantes do trance e m?sica eletr?nica pegam estrada rumo a Juiz de Fora.

O primeiro atrativo s?o os locais. Enquanto muitas raves das capitais acontecem em casas de festas e locais fechados, em Juiz de Fora a primeira op??o s?o os s?tios e granjas. Nesse fim de semana foram 24 horas de festa em um lugar afastado do centro da cidade. Um dos organizadores do evento, Bruno Azevedo, explica que essa ? uma das caracter?sticas da rave raiz. "Hoje a maioria das festas est? muito industrializada. Aqui temos o contato primordial com a natureza", destaca.

Foto
do pessoal na rave ? por causa dessa caracter?stica que Giselle Verly saiu de Petr?polis para acompanhar a rave em Juiz de Fora. "Tem ?rvores, grama por todo ch?o, local todo aberto. Isso cria um clima que conta muito para a festa. ? por isso que tenho disposi??o de viajar", explica.

As raves em locais mais afastados tamb?m contam para as pessoas que querem curtir o trance e a m?sica eletr?nica. "Quando ? em local central atrai muita gente que n?o tem nada a ver com rave. Um pessoal curioso e que acaba saindo um pouco desse clima. Por isso a festa ganha muito sendo em local mais afastado", avalia Giselle.

Outro exemplo semelhante ? o carioca, Diego Ramos Lima (foto acima), saiu de casa com os amigos s? para aproveitar a rave em JF. "Tem festa desse tipo no Rio tamb?m, mas a fama das festas daqui j? ? grande por l?. Tem uma repercuss?o muito boa. Como n?o havia nada de diferente por l? nesse fim de semana, viemos para Juiz de Fora e realmente est? ?tima a festa", relata.

A amizade e a paz das raves na cidade, tamb?m s?o um atrativo a parte. Para Sarah Quinetti, de Belo Horizonte, vale a pena viajar mais de 200 km para aproveitar esse tipo de festa em Juiz de Fora. "O pessoal aqui ? mais fren?tico. Adoro a m?sica e esse tipo de festa. Curto muito esse clima de amizade do p?blico das raves daqui", ressalta.

P?blico na Rave Goa Trance P?blico na Rave Goa Trance P?blico na Rave Goa Trance

Essa rela??o de amigos na raves ? ressaltada por Bruno. "O pessoal que comparece ? sempre muito unido e cria um clima muito legal. Junto com o aspecto positivo da natureza, a gente retoma o projeto de rave raiz e sai um pouco dessa ind?stria cultural que tem tomado conta das festas de hoje em dia", observa. Sarah concorda. "Venho direto nas raves aqui e nunca vi uma briga. O pessoal ? todo da paz, acho isso fabuloso", refor?a.

E para agradar o p?blico fiel de raves ainda mais, atra?es internacionais s?o sempre destaque. "Como todas as festas mais procuradas, tamb?m trouxemos dois DJ's de Israel e outro da Europa, al?m de grandes nomes aqui do Brasil. Sem d?vida isso chama muito o p?blico que gosta do trance", argumenta Bruno.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da UFJF