Sexta-feira, 02 de maio de 2008 atualizada às 16h

Monumento no Parque Halfeld vai ser restaurado. Previsão é de que obra seja entregue dia 31 de maio



Daniele Gruppi
Repórter

O monumento em homenagem a Francisco Mariano Halfeld, localizado no Parque Halfeld, está sendo restaurado. Devido à ação do tempo e a agressão de vândalos, o monumento encontra-se bastante deteriorado. A promessa é de que o resultado do trabalho possa ser apreciado a partir do dia 31 de maio, data em que Juiz de Fora completa 158 anos.

Segundo o restaurador, Ronan Sérgio Oliveira Paulo, a obra está na primeira etapa, que é a da limpeza geral e remoção do excesso de tinta, devido às repinturas. Os técnicos pretendem identificar e resgatar as cores originais do monumento.

Em seguida, os trabalhos vão ser focados no preenchimento das trincas e fissuras, utilizando diferentes massas. O terceiro passo vai ser o retoque, com tintas que remontem às características originais da peça, e aplicação de uma camada de proteção contra sujeira, chuva, raios solares e possíveis atos de vandalismo.

O bem cultural

O monumento foi construído pelo escultor Giuseppe Caporalli, em 1902, em homenagem ao coronel Francisco Mariano Halfeld, que custeou todas as despesas da primeira reforma do largo, posteriormente transformado no Parque Halfeld. Ele foi tombado pelo município através do Decreto nº9.435, de janeiro de 2008

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.