Priscila Nader Priscila Nader 23/09/2014

27 de setembro: Dia do Turismólogo e Dia Mundial do Turismo

No dia 27 de setembro de 1979, na cidade deTurismo Torremolinos, localizada na Espanha, em uma assembleia geral da OMT (Organização Mundial do Turismo) foi estabelecido o Dia Mundial do Turismo. A intenção dos organizadores do evento era a de que esta data fosse utilizada para a conscientização da sociedade sobre os valores culturais, políticos, econômicos e sociais que estão relacionados à atividade turística. Ainda comemoramos nesta data o dia do Turismólogo. O termo "turismólogo" também surgiu nos anos 70, com o intuito de normatizar uma categoria de profissionais da área de turismo, que não possuíam reconhecimento pelo mercado.

Cabe ao Turismólogo elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transnacionais, além do planejamento do espaço turístico; analisar e criar planos para o desenvolvimento do turismo de forma consciente, respeitando os fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região; executar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo; orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas que tem potencial para o turismo; implantar áreas e atividades de lazer para o público em geral; estruturar e orientar projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens. Estas são as ações que se espera desse profissional, porém, não é a realidade no mercado de trabalho. O profissional do turismo deve estar praparado para atuar nas mais diversas áreas, no entanto, para ter algum reconhecimento é preciso se especializar, pois a profissão ainda é muito desvalorizada.

Em 19 de Janeiro de 2012, foi sancionada a Lei Federal 12.591, que reconhece a profissão do turimólogo, o que significa definir legalmente os contornos do exercício profissional e fixar os requisitos necessários às competências e habilidades que o profissional deve ter no cumprimento de suas funções. Entretanto, não impõe quais são os profissionais que podem atuar na área e não há exigência de curso para a prática. A profissão não foi reconhecida, o Instituto Brasileiro de Turismólogos esclarece que para entendermos o motivo do veto, devemos observar o artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Brasileira, que diz: "assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, cabendo à imposição de restrições apenas quando houver a possibilidade de ocorrer algum dano à sociedade".

*Sabemos que o turismo pode ocasionar impactos negativos nas regiões em que a atividade é inserida, se não for bem planejado e avaliado, diante disso, é necessário que a luta pela regulamentação da profissão continue. Regulamentar é dar estatuto legal à profissão, com o Estado reconhecendo a sua existência e lhe conferindo uma identidade jurídica e pública para seu exercício, passando a existir de fato e direito como profissão e profissional.

É importante que os Turismólogos estejam unidos para conseguirem a aprovação da regulamentação. No meio acadêmico, é interessante que docentes e alunos discutam o assunto nos eventos universitários, para assim elucidar as pessoas e futuros profissionais da importância da questão; exigir do Ministério do Turismo uma posição sobre o assunto; integrar os profissionais em uma associação de bacharéis; consolidar um sindicato forte, que possa dar apoio à causa. Isso se faz necessário para que a profissão tenha reconhecimento e seja valorizada, com salários e cargos condizentes.

Parabéns aos colegas de trabalho e força na luta pela valorização da nossa profissão!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar

*Disponível em http://www.turismologos.org.br/p7277.aspx?IdNoticia=9608&idme=21255. Acesso em 08 set. 2014

ACESSA.com - 27 de setembro: dia do turism?logo e dia mundial do Turismo