Bras?lia: o cora??o do pa?s

Enviado por Rafael Augusto da Silva
Advogado, 23 anos

Foto do
inernauta Rafael em frente a Catedral de Bras?lia

Participei de uma viagem acad?mica com profissionais de Direito, ? Bras?lia, no dia 25 de maio de 2004. O nosso objetivo era visitar os mais importantes tribunais do pa?s, assistindo julgamentos e palestras, al?m de conhecer alguns pontos tur?sticos.

Ficamos hospedados no Asa Sul. Antes do almo?o, fizemos a primeira visita: fomos na Catedral de Bras?lia. Come?avam a? os belos exemplos da arquitetura moderna de Oscar Niemayer.

A Catedral, em sua parte externa, ? muito envolvente pela forma e grandeza, al?m de ter em sua frente as est?tuas dos quatro evangelistas: S?o Marcos, S?o Thiago, S?o Matheus e S?o Jo?o. No interior, consegue-se ver todos os vidros de sua estrutura, como tamb?m os imensos anjos que ficam suspensos no centro.

Ao sairmos da Catedral, fizemos um r?pido passeio pela Eixo Monumental, seguindo em dire??o ? Asa Norte. Ap?s nosso tour, almo?amos no restaurante Taioba, desfrutando de um ?timo almo?o.

Foto do Pal?cio do Planalto Em torno das 14 horas, chegamos ao Superior Tribunal de Justi?a. A estrutura impressiona pela modernidade e pelos seus 155.000m2 de extens?o. Ao adentrarmos, fomos todos surpreendidos pelo esquema de seguran?a do local, com v?rios seguran?as ao nosso redor, al?m dos detectores de metal e raios-x. Seguimos com muito entusiasmo para assistirmos uma Sess?o de Julgamento com a participa??o de dez ministros.

Ap?s a aula ministral, fomos conhecer o Plen?rio da Corte Especial, local onde s?o realizados decis?es de assuntos judiciais. Conhecemos tamb?m o Plen?rio do Tribunal Pleno, um lugar fabuloso onde realizam-se cerim?nias de posse e decis?es administrativas. Vale dizer que o STJ ? um local extremamente moderno e espa?oso, al?m de transmitir um forte clima de seriedade.

Nossa pr?xima visita foi na Pra?a dos Tr?s Poderes, onde conhecemos o Supremo Tribunal Federal. Seu pr?dio ? o s?mbolo do Poder Judici?rio, formando o tri?ngulo dos Tr?s Poderes. Com uma bel?ssima estrutura, o STF envolve seriedade e beleza a todos que l? visitam. Na sua parte externa, encontra-se a est?tua da Deusa da Justi?a ? Deusa Themis.

Foto da
Pra?a dos Tr?s Poderes Nesta visita inesquec?vel, pudemos assistir os onze Ministros em discuss?o sobre as Cl?usulas P?treas no qual debatiam-se sobre uma poss?vel modifica??o. De todos os lugares visitados, o STF foi o mais envolvente, pois seu clima de Corte Suprema n?o inibe os que l? est?o. Tamb?m, vale dizer que os Ministros s?o merecedores do nobre cargo que ocupam, porque ? com muito conhecimento e liberdade que discutem as mat?rias mais importantes de nosso ordenamento constitucional.

Ao sairmos do STF, tiramos algumas fotos na Pra?a dos Tr?s Poderes. Em frente ao Pal?cio do Planalto, nosso guia nos ensinou que quando a Bandeira do Brasil estiver hasteada ? porque o Presidente da Rep?blica est? presente; quando estiver em meio mastro, n?o est? no Pal?cio. Naquele momento, o Presidente em exerc?cio, Jos? de Alencar da Silva, encontrava-se l?, pois, o real Presidente Luiz In?cio Lula da Silva viajava pela China.

Tamb?m na Pra?a dos Tr?s Poderes, vimos a terceira maior Bandeira do mundo, sendo uma Bandeira do Brasil com 250m2. De tr?s em tr?s meses, essa gigante Bandeira ? trocada devido o seu peso, evitando despeda?ar-se ante ao vento. Esta Bandeira tem um belo papel na Pra?a, bastando v?-la pela frente do Congresso Nacional, estando exatamente no centro do ?H?.

Foto
do Congresso Nacional Em suas infinidades de constru?es e hist?rias, a Pra?a dos Tr?s Poderes tem uma homenagem ao Pai de Bras?lia, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ao lado da est?tua de seu rosto, seguem os dizeres: ?Ao Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desbravou o Sert?o e ergueu Bras?lia com aud?cia, energia e confian?a, a homenagem dos pioneiros que o ajudaram na grande aventura.?Por fim, visitamos no subsolo da Pra?a um local que conta um pouco da hist?ria de Bras?lia, com c?pias do projeto, maquete e dizeres de JK ? Oscar Niemayer.

Ainda no dia 26, por volta das 17h30, fomos conhecer o Pal?cio da Alvorada, a resid?ncia oficial do Presidente da Rep?blica. Trata-se de um local muito bonito, com um lindo gramado na sua frente. Como est?vamos l? ?s 18 horas, pudemos assistir os Drag?es da Independ?ncia fazerem a retirada da Bandeira do Brasil. Com todos os seus rituais, os Drag?es da Independ?ncia marcharam e demonstraram total respeito pela p?tria, ao som de uma corneta tocada por um deles.

Para finalizarmos nosso primeiro dia na Capital, fomos jantar no requintado restaurante do Superior Tribunal de Justi?a. Fomos muito bem recepcionados, sendo o local escolhido para todas as nossas futuras refei?es.

? Para ver a galeria de fotos de Rafael, clique aqui