Juiz de Fora recebe ministro da Educa??o, Tarso Genro


Assuntos como reforma universit?ria, sistema de cotas
e acesso ?s universidades pelos mais carentes
foram alguns dos temas debatidos

D?bora Sereno
11/03/04

O Ministro da Educa??o, Tarso Genro, esteve em Juiz de Fora, nesta sexta-feira, dia 12 de mar?o, ao lado de autoridades como o prefeito Tarc?sio Delgado, o ex-secret?rio estadual de Educa??o, Murilo Hingel, a reitora da UFJF, Margarida Salom?o, os deputados Sebasti?o Helv?cio e Gabriel dos Santos, representantes de Sindicatos e estudantes, para discutir a Reforma Universit?ria, prevista para ser finalizada at? novembro deste ano.

Com o audit?rio de Estudos Sociais lotado, sob vaias e aplausos, o ministro tamb?m falou sobre temas como autonomia, financiamento, democratiza??o do acesso ao ensino superior e controle externo.

Abaixo, os temas discutidos pelo ministro.
Clicando nas imagens ao lado do texto, voc? tem acesso ao audio

Autonomia e financiamento

Prevista na constitui??o de 1988, s? agora a proposta de autonomia universit?ria parece tomar corpo. Uma das principais quest?es passa a ser quem, ou o qu?, fica respons?vel pelo financiamento do ensino superior.

A proposta principal do governo ? formar um fundo - FUNDES - composto por tributos variados para o financiamento do ensino superior. "O fundo seria vinculado ao conceito de autonomia universit?ria para que a Universidade possa ter planejamento e previsibilidade", explicou o Ministro que insiste em deixar claro que, at? agora, essas s?o apenas propostas.

Clique aqui para ouvir

Acusados de ceder ?s press?es do Banco Mundial e do Fundo Monet?rio Internacional por estudantes e representantes dos diret?rios acad?micos, o ministro defende a posi??o do governo. "Para o FMI, a reforma universit?ria ? secund?ria e toda a nossa for?a e investimentos deveriam ser voltados para o ensino b?sico. O governo Lula e MEC n?o compram esta id?ia, estamos investindo no ensino superior".

Controle externo
A proposta o governo ? a obrigatoriedade da forma??o de um conselho p?blico n?o-estatal, com representantes da sociedade civil, de organiza?es n?o governamentais, do mercado e empresas, com a fun??o consultiva de regulamentar a universidade.

Outra solu??o apontada pelo Ministro seria ceder vagas dos conselhos das universidades a representantes da sociedade civil de modo geral. ?A proposta do controle externo de institui?es p?blicas e privadas, enriquece o relacionamento entre sociedade civil e as universidades?, acrescenta.

Acesso ao ensino superior
A proposta do governo para o projeto Universidade para todos ? aproveitar vagas ociosas de institui?es do ensino superior privadas para alunos carentes que tenham a renda de um sal?rio m?nimo. Segundos dados do MEC, 37% das vagas da institui?es est?o ociosas. Em contrapartida, as universidades ficariam isentas de alguns tributos.

O governo alega que esta seria apenas uma medida paliativa e que a princ?pio "Universidade para todos" n?o faz parte da reforma.

Acesso ? universidade
(Clique para ouvir)
Pol?tica de cotas
(Clique para ouvir)
Qualidade das faculdades
(Clique para ouvir)

O ministro ressalta ainda que o projeto ? economicamente vantajoso, uma vez que criar o mesmo n?mero de vagas no ensino p?blico exigiria um investimento financeiro bem maior. Al?m do fato de que os tributos isentos das institui?es parceiras n?o t?m liga??o alguma com a educa??o, sendo destinados diretamente ao Tesouro.

Componente da mesa, o presidente da Uni?o Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta, afirma que a institui??o acredita que o projeto ? v?lido. "Mas ? importante que esta medida seja apenas paliativa". Representantes de v?rios diret?rios acad?micos exibiam faixas contra reforma e acusam o governo de ceder ? press?es do FMI e do Banco Mundial.

VAGAS Oferecidas Preenchidas Ociosas
P?blicas 295.354
16%
280.491 (95%)
23,3%
14.863 (5%)
2,6%
Privadas 1.477.733
84%
924.699 (62,5%)
76,7
553.084 (37,5%)
97,4%
Total 1.773.087 1.205,140 567.947
* Dados retirados do site do Minist?rio da Educa??o.

Processo Consituinte

Esse ? o nome usado pelo Ministro Tarso Genro para denominar uma s?rie de encontros e debates promovidos pelo MEC para discutir a Reforma Universit?ria e definir as diretrizes da nova Lei Org?nica, do qual a visita a UFJF faz parte. "N?o adianta nada planejar uma Reforma maravilhosa se est? n?o for aceita pela sociedade e aprovada pelos parlamentares".

O presidente da UNE, afirmou que a iniciativa em dos grande m?ritos do governo. "H? muito tempo o governo n?o abre espa?o para que estudantes e a sociedade de modo geral possam participar efetivamente dessa discuss?es". Apesar de admitir que ainda existem perguntas sem respostas, Gustavo acredita que debate em si j? ? um grande avan?o.

Clique para ouvir
Ele afirmou ainda que o ?rg?o estar? presente em todas as assembl?ias promovidas pelo MEC e que, paralelamente, a UNE promove uma caravana de debates que ir? percorrer 45 institui?es de ensino em todo o pa?s. Em Juiz de Fora, o encontro acontece no dia 26 de Abril, na UFJF.