Eles escolheram Juiz de Fora De outros estados ou cidades distantes, "turistas vestibulandos" contam
porque andaram tantos quilômetros para garantir uma vaga na UFJF

Fernanda Leonel
Repórter
06/01/2007
Confira o especial de vestibular da ACESSA.com trazendo dicas de estudo elaborada por professores. Leia também algumas opiniões sobre Juiz de Fora dos próprios vestibulandos

veja veja

Um dia vestibulando. No outro, com o resultado na mão, estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora. A classificação mudou e todo mundo fica muito orgulhoso disso. Mas, porque estudante da federal de Juiz de Fora? Não poderia ser Lavras, Viçosa, Belo Horizonte?

Poderia, mas cada um tem o seu motivo para dar um pulo e viver grandes emoções na cidade conhecida pela proximidade com o Rio de Janeiro, qualidade de vida em virtude de seu tamanho e, claro, pela qualidade do ensino proporcionado para gente que chega dos quatro cantos do país. Motivos diversos, assim como os milhares de estudantes que enfrentam as provas durante o final de semana na cidade.

Esse ano, para se ter idéia, só na segunda fase que acontece até este domingo, dia 07 de janeiro, são mais de seis mil jovens preocupados com o resultado que chega no dia 08 de fevereiro de 2007. Gente que poderia estar em várias outras universidades, mas que por motivos que se transformam em uma lista vieram parar em Juiz de Fora e, agora, torcem para não sair mais daqui.

Esse é o caso de Ayanne Avana, que está tentando uma vaga no curso de Pedagogia da Federal. No caso dela, a história nem percorre pelas federais de Viçosa, Belo Horizonte ou qualquer outra do estado de Minas. Ayanne enfrentou nada mais, nada menos que dois mil quilômetros para poder fazer a prova do vestibular em Juiz de Fora.

Vinda do Mato Grosso, ela conta que acredita que Minas Gerais é o melhor estado para se estudar. E no emaranhado de universidades e faculdades que se encontram por aqui, ela escolheu a de Juiz de Fora, segundo ela, pela fama e também pelo fato da irmã mais velha, ter vivido a mesma história que ela, agora, sonha: saiu de outra região para se formar aqui.

Os pais, dizem que sentem, mas que entendem e respeitam a decisão da filha. Também concordam que a Universidade é muito boa, e que isso vai fazer toda diferença para os estudos de Ayanne. Tanto que, estão há quatro meses pagando cursinho e demais despesas para ela na cidade que escolheu para morar.

Rafael Sofe também andou longe com seus pensamentos de onde estudar. Ele saiu do sul de Minas, da cidade de Cruzília, para morar aqui. Este ano, ele tenta fazer parte do grupo de futuros filósofos formados na UFJF, e diz que escolheu Juiz de Fora por inúmeros motivos que ele sempre sentiu na pele.

É que Rafael tem parentes morando na cidade e já chegou a passar alguns dias em Juiz de Fora por este motivo. Se encantou com a cidade e a colocou como meta para seu terceiro grau. "A cidade dá oportunidades, é legal, e tem tradição de estudos", explica.

Motivos diversos
Há mais motivos sob o céu e a terra para escolher Juiz de Fora, por meio da Universidade Federal, do que se possa imaginar. Qualidade, namorados, proximidade de casa, custo de vida. Tudo vale como razão de escolha, para passar quatro ou cinco anos da vida no Campus da instituição. Quem é da região, ou já mora na cidade, dá a sua opinião sobre o porquê Juiz de Fora é uma cidade tão procurada para se estudar e por qual motivo eles acreditam que muitas pessoas vêm de cidades tão distantes para se formar aqui.

Juiz de Fora é uma cidade muito boa e a faculdade possui muitos cursos, o que acaba aumentando as chances das pessoas virem para cá. Acho que tudo isso contribui para o aumento do número de pessoas de fora. O que sei é que pra quem é da região é muito bom.

Mariana Fonseca, de Matias Barbosa




Juiz de Fora é uma cidade muito boa, que dá muita oportunidade para as pessoas. A faculdade federal tem muita tradição e é conhecida em todo o Brasil

Edna Aparecida, de Juiz de Fora


A cidade é boa, animada,tem muitos lugares para sair e já se firmou como pólo de educação. Desse jeito, não tem como não vir para cá! Tanto gente de fora quanto gente aqui de região também.


Talita Martins, de Astolfo Dutra


Além da faculdade ser muito boa, o custo de vida aqui em Juiz de Fora é bom. Está mais para “baixo” ou médio que para alto. Acho que as pessoas se interessam por esse detalhe também.

Laís Brito, de Juiz de Fora

Envie sua mensagem comentando sobre porque você acha que tantas pessoas procuram Juiz de Fora para se formar, pelo email redacao@acessa.com que publicaremos aqui

Leia mais:
  • Juiz de Fora - uma boa cidade para se viver

    Conteúdo Recomendado

  • Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.