Eles escolheram Juiz de Fora De outros estados ou cidades distantes, "turistas vestibulandos" contam
porque andaram tantos quil?metros para garantir uma vaga na UFJF

Fernanda Leonel
Rep?rter
06/01/2007
Confira o especial de vestibular da ACESSA.com trazendo dicas de estudo elaborada por professores. Leia tamb?m algumas opini?es sobre Juiz de Fora dos pr?prios vestibulandos

veja veja

Um dia vestibulando. No outro, com o resultado na m?o, estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora. A classifica??o mudou e todo mundo fica muito orgulhoso disso. Mas, porque estudante da federal de Juiz de Fora? N?o poderia ser Lavras, Vi?osa, Belo Horizonte?

Poderia, mas cada um tem o seu motivo para dar um pulo e viver grandes emo?es na cidade conhecida pela proximidade com o Rio de Janeiro, qualidade de vida em virtude de seu tamanho e, claro, pela qualidade do ensino proporcionado para gente que chega dos quatro cantos do pa?s. Motivos diversos, assim como os milhares de estudantes que enfrentam as provas durante o final de semana na cidade.

Esse ano, para se ter id?ia, s? na segunda fase que acontece at? este domingo, dia 07 de janeiro, s?o mais de seis mil jovens preocupados com o resultado que chega no dia 08 de fevereiro de 2007. Gente que poderia estar em v?rias outras universidades, mas que por motivos que se transformam em uma lista vieram parar em Juiz de Fora e, agora, torcem para n?o sair mais daqui.

Esse ? o caso de Ayanne Avana, que est? tentando uma vaga no curso de Pedagogia da Federal. No caso dela, a hist?ria nem percorre pelas federais de Vi?osa, Belo Horizonte ou qualquer outra do estado de Minas. Ayanne enfrentou nada mais, nada menos que dois mil quil?metros para poder fazer a prova do vestibular em Juiz de Fora.

Vinda do Mato Grosso, ela conta que acredita que Minas Gerais ? o melhor estado para se estudar. E no emaranhado de universidades e faculdades que se encontram por aqui, ela escolheu a de Juiz de Fora, segundo ela, pela fama e tamb?m pelo fato da irm? mais velha, ter vivido a mesma hist?ria que ela, agora, sonha: saiu de outra regi?o para se formar aqui.

Os pais, dizem que sentem, mas que entendem e respeitam a decis?o da filha. Tamb?m concordam que a Universidade ? muito boa, e que isso vai fazer toda diferen?a para os estudos de Ayanne. Tanto que, est?o h? quatro meses pagando cursinho e demais despesas para ela na cidade que escolheu para morar.

Rafael Sofe tamb?m andou longe com seus pensamentos de onde estudar. Ele saiu do sul de Minas, da cidade de Cruz?lia, para morar aqui. Este ano, ele tenta fazer parte do grupo de futuros fil?sofos formados na UFJF, e diz que escolheu Juiz de Fora por in?meros motivos que ele sempre sentiu na pele.

? que Rafael tem parentes morando na cidade e j? chegou a passar alguns dias em Juiz de Fora por este motivo. Se encantou com a cidade e a colocou como meta para seu terceiro grau. "A cidade d? oportunidades, ? legal, e tem tradi??o de estudos", explica.

Motivos diversos
H? mais motivos sob o c?u e a terra para escolher Juiz de Fora, por meio da Universidade Federal, do que se possa imaginar. Qualidade, namorados, proximidade de casa, custo de vida. Tudo vale como raz?o de escolha, para passar quatro ou cinco anos da vida no Campus da institui??o. Quem ? da regi?o, ou j? mora na cidade, d? a sua opini?o sobre o porqu? Juiz de Fora ? uma cidade t?o procurada para se estudar e por qual motivo eles acreditam que muitas pessoas v?m de cidades t?o distantes para se formar aqui.

Juiz de Fora ? uma cidade muito boa e a faculdade possui muitos cursos, o que acaba aumentando as chances das pessoas virem para c?. Acho que tudo isso contribui para o aumento do n?mero de pessoas de fora. O que sei ? que pra quem ? da regi?o ? muito bom.

Mariana Fonseca, de Matias Barbosa




Juiz de Fora ? uma cidade muito boa, que d? muita oportunidade para as pessoas. A faculdade federal tem muita tradi??o e ? conhecida em todo o Brasil

Edna Aparecida, de Juiz de Fora


A cidade ? boa, animada,tem muitos lugares para sair e j? se firmou como p?lo de educa??o. Desse jeito, n?o tem como n?o vir para c?! Tanto gente de fora quanto gente aqui de regi?o tamb?m.


Talita Martins, de Astolfo Dutra


Al?m da faculdade ser muito boa, o custo de vida aqui em Juiz de Fora ? bom. Est? mais para ?baixo? ou m?dio que para alto. Acho que as pessoas se interessam por esse detalhe tamb?m.

La?s Brito, de Juiz de Fora

Envie sua mensagem comentando sobre porque voc? acha que tantas pessoas procuram Juiz de Fora para se formar, pelo email redacao@acessa.com que publicaremos aqui

Leia mais:
  • Juiz de Fora - uma boa cidade para se viver