Fotógrafo Espírito aventureiro e muita persistência

O editor de fotografia Humberto Nicoline conta como é o dia-a-dia do fotojornalista. Clique no link ao lado e ouça!


Ouça!

Rita Couto
*Colaboração
18/08/2005

Foto: Humberto Nicoline

Festas de aniversário, viagens com a família, momentos especiais com os amigos, grandes acontecimentos. Tudo pode ser registrado em uma fotografia. Se você gosta de fazer fotos, é perspicaz e ainda não sabe que carreira seguir, que tal ser fotógrafo?

Em Juiz de Fora, não existe curso superior específico para fotógrafos, mas algumas instituições oferecem a disciplina de fotografia na grade curricular, como a Faculdade de Comunicação (Facom) e a Faculdade de Artes da UFJF, os cursos de Comunicação Social da Estácio de Sá, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Jornalismo e o curso de Jornalismo da UNIPAC. Através dessa disciplina, os alunos têm o contato com novas tecnologias e aprendem algumas técnicas fotográficas.

O fotógrafo pode atuar em diversas áreas e as principais são fotojornalismo, publicidade, social e artística.

Fotojornalismo

Com uma experiência de 25 anos, o editor de fotografia do jornal Panorama, Humberto Nicoline (foto ao lado), define o fotojornalismo como "o exercício diário da cidadania", pois o profissional lida com os dramas humanos, conhece os direitos e deveres do cidadão, aproxima-se de conflitos para fazer uma foto e não publica uma imagem que não seja ética.

A característica mais marcante desse tipo de fotografia é a carga informativa passada junto com a imagem. Sua função é completar com algo novo as informações fornecidas ao leitor através da matéria jornalística. "Há notícias no jornal impresso que só tem a foto e uma pequena legenda em baixo e, por isso, a imagem tem que ter uma grande carga informativa", completa Nicoline.

Humberto diz que a quantidade de pessoas que se interessam pelo fotojornalismo é pequena porque "poucos se aventuram à loucura do dead line e da redação". Mas, apesar do pequeno interesse, o fotógrafo fala que o mercado é bem restrito.

Publicidade, social e artística

Kempton Vianna (foto ao lado), fotógrafo há 12 anos, diz que a fotografia publicitária é a construção da realidade com o objetivo passar uma idéia específica.

"O cliente traz uma idéia e nós desenvolvemos o trabalho. Mexemos com efeitos de luz, volume, altura, entre outros. Por isso, é preciso que o profissional saiba um pouco de tudo", diz Kempton. "Às vezes, temos que fazer um suporte de madeira com um determinado formato para colocar um produto ou montar um sensor eletrônico e precisamos saber sobre marcenaria e eletrônica", completa.

As fotos artísticas são, geralmente, em estúdio, e as pessoas fazem várias poses com roupas diferentes e maquiagem especial, além das imagens em preto e branco, com pequenos detalhes em outra cor. Já a fotografia social é o registro de casamentos, festas de 15 anos e bodas.

Para esses gêneros de fotografia, Kempton acredita que o mercado está bem favorável. "Existem muitos profissionais, mas poucos são realmente bons e atendem às expectativas dos clientes. Com força de vontade e persistência é possível fazer nome", fala o fotógrafo.

Características

As características de um bom profissional de fotografia são, para Nicoline, a humildade para aprender uma coisa nova a cada dia e espírito aventureiro para enfrentar os conflitos, tirar fotos aéreas e subir em lugares difíceis para se conseguir uma boa imagem. Além disso, a força de vontade e o interesse também contam muito. Vianna também partilha dessa opinião e afirma que é preciso ter muita persistência e estudar bastante sobre as novas tecnologias.

Fotógrafo x retratista

Kempton diz que a diferença entre fotógrafo e retratista é que o primeiro cria, monta a realidade e o segundo, apresenta com exatidão o mundo. "Grandes nomes da pintura, como Rembrandt, faziam retratos das pessoas, eram retratistas", finaliza.

*Rita Couto é estudante do quarto período de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.