Operador de Telemarketing O rei da paci?ncia e da presta??o de servi?os

O professor de telemarketing, Walmir da Silva Leite, fala sobre o perfil do profissional e como est? o mercado de trabalho. Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo!

Veja!

Renata Cristina
Colabora??o
25/07/2006

A estudante universit?ria, Vivian Schetini (foto ao lado), encontrou no telemarkenting uma alternativa de trabalho durante a faculdade. "Queria ter o meu dinheiro, pagar as minhas contas, mesmo sabendo que vou seguir outra profiss?o", diz. A partir desse objetivo, ela fez um curso de telemarketing e enviou curr?culos para algumas empresas da cidade.

H? um ano, Vivian trabalha no ramo e conhece muito bem os pontos positivos e as dificuldades dessa profiss?o. "O telemarketing ? muito repetitivo, autom?tico, mas tamb?m tem esse lado de intera??o com as pessoas, de conversa, que eu adoro". Para a estudante, que j? trabalhou em diferentes empresas no setor, as metas estipuladas, no caso dela, 50 liga?es em 4 horas de trabalho, e os de negocia??o com os clientes insatisfeitos com alguma medida da empresa. Nessa hora, ela aconselha: "? preciso ter muita paci?ncia".

O primeiro emprego da estudante Fernanda Fernandes tamb?m foi o telemarketing. H? um ano e seis meses, ela concilia a rotina pesada de trabalho com a faculdade, mas garante que est? feliz com a oportunidade. "Al?m de ter conseguido o primeiro emprego, aprendi muito como profissional", afirma. O desenvolvimento das atividades em grupo e o aprendizado na ?rea de inform?tica s?o alguns dos pontos positivos destacados pela estudante.

Palavra de profissional

Desde a privatiza??o das empresas de telefonia, a a??o de ligar para resid?ncias e empresas, com o objetivo de "vender" ou oferecer algum tipo de servi?o, tornou-se comum no Brasil. Atualmente, o telemarketing abrange n?o s? a ?rea de vendas, mas v?rios setores de uma institui??o. O campo de atua??o est? cada vez maior, com aplica?es em ?reas distintas, como de campanhas de arrecada??o, ouvidorias, transa?es financeiras, cobran?as, consultas, SAC, entre in?meras outras.

O operador e professor de telemarketing, Walmir da Silva Leite (foto ao lado), garante que o mercado est? em expans?o no pa?s. "O telemarkenting ? uma das profiss?es que mais gerou empregos nos ?ltimos anos e a tend?ncia ? que isso se mantenha", diz. O professor aponta a profiss?o como uma boa alternativa para os estudantes universit?rios, devido a carga hor?ria reduzida (de no m?ximo 6 horas di?rias). "? uma boa oportunidade para se manter durante a universidade, sem que falte tempo para o estudo", aconselha.

Apesar das liga?es desses operadores serem repudiadas pela maioria da popula??o, o professor prev? uma mudan?a estrutural nos conceitos do telemarketing brasileiro. "Copiamos o padr?o americano de atendimento, marcado pela formalidade, mas a tend?ncia ? que o contato se personalize. Caso o contr?rio, o telemarketing ir? desaparecer", acredita.

O curso

Algumas empresas do ramo n?o exigem o curso de telemarketing, mas ele d? o ponta-p? inicial para muitos contatos. "Quando a pessoa n?o tem experi?ncia, o curso amplia as chances do candidato a uma vaga e, ainda, melhora o curr?culo", afirma o professor. No entanto, ? importante estar atento ?s v?rias ofertas de cursos rel?mpago. N?o aceite propostas de aulas em apenas um dia, pois a Associa??o Brasileira de Tele-Servi?os orienta que o curso tenha, em m?dia, 20 horas aula.

Outro ponto importante ? verificar se o curso se baseia no c?digo de ?tica do profissional de telemarketing, que foi criado com o objetivo de definir e regulamentar o setor.


Veja algumas caracter?sticas essenciais para o operador de telemarketing:

  • Excel?ncia na comunica??o
  • Qualidade no atendimento
  • Agilidade nos sistemas
  • Dom?nio em inform?tica
  • Uso correto da voz e linguagem
  • Capacidade de ouvir o cliente
  • Capacidade de aceitar metas
  • Acreditar no trabalho em equipe
    Onde estudar?

    Em Juiz de Fora, existem alguns cursos tempor?rios, em faculdades e escolas. No per?odo de f?rias, o SENAC e Faculdade Est?cio de S? abrem algumas turmas.