Sexta-feira, 20 de junho de 2014, atualizada às 10h52

Dicionário da Copa recebe mais de 1,6 mil acessos durante o Mundial

Dicionário Copa

Ferramenta on-line e gratuita que reúne termos do futebol e do turismo, o Dicionário FrameNet Brasil da Copa do Mundo já recebeu mais de 1.600 acessos, vindos do Brasil e de 54 países dos cinco continentes. A iniciativa de pesquisadores do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possibilita o acesso em três idiomas: português, inglês e espanhol. O web app pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo: smartphones, tablets, smartTVs e computadores.

O objetivo do aplicativo é atender, sobretudo, a imprensa esportiva internacional, os turistas estrangeiros, além de pessoas envolvidas na organização da Copa e recepção deste público. Um desafio que ganha mais relevância diante das estimativas do Ministério do Turismo, que espera receber mais de mais de 600 mil turistas estrangeiros até o fim do evento.

Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Unisinos e da Berkeley FrameNet, o dicionário apresenta como diferencial o seu mecanismo de funcionamento, através das quatro formas de pesquisa: por palavra, por frase, por cena e pela rede de cenas. Como o foco do dicionário é a Copa do Mundo, palavras e expressões como os nomes das cidades-sede, das arenas, das seleções e dos cabeças-de-chave foram adicionados nas cenas correspondentes.

Segundo o coordenador do projeto, Tiago Torrent, o usuário recebe como resposta não somente o significado do termo, mas também a cena evocada pela palavra, a definição da palavra em sua língua de origem, as traduções da palavra para as outras duas línguas cobertas pelo dicionário, inferidas automaticamente pelo algoritmo do sistema. Ao arrastar a tela para o lado, o usuário conhece os participantes da cena e, nas telas seguintes, pode ver sentenças que exemplificam o uso da palavra pesquisada e uma lista de palavras relacionadas a ela.

O tutorial para aproveitar as melhor as funcionalidades possibilitadas pela ferramenta foi disponibilizado em vídeo. O dicionário traz em seu banco de dados 384 cenas, distribuídas nos três idiomas (128 cenas por idioma), mais de mil  palavras e expressões e esse número continuará a crescer durante a Copa do Mundo e mais de dez mil sentenças em um banco de dados que dá sustentação aos mecanismos de inferência do dicionário.

Com informações da Secom UFJF

ACESSA.com - Dicion?rio da Copa recebe mais de 1,6 mil acessos durante o Mundial