Artigo


Gagueira - parte 1
Quando o problema afeta as crian?as

16/11/2001

Uma crian?a que fala ? um milagre t?o maravilhoso
que quase n?o nos damos conta dele.
Dr. Pedro Bloch

A gagueira n?o ? uma doen?a, mas incomoda. ? uma interrup??o na flu?ncia verbal, podendo tornar a comunica??o dif?cil ou, ?s vezes, imposs?vel para a pessoa que fala.

O desenvolvimento da linguagem
A crian?a traz consigo a capacidade extraordin?ria de se comunicar atrav?s da palavra falada. O rec?m-nascido entra em contato com o mundo sonoro e vai desenvolvendo a capacidade de falar. As primeiras palavras s?o recebidas pelo adulto com muita alegria e, na tentativa de fazer a crian?a repeti-la, pelo mero prazer de escut?-la, acaba fazendo de cada nova palavra um espet?culo da repeti??o.

As palavras isoladas v?o se desenvolvendo e se associando a outras, resultando em pequenas express?es e, depois, em frases. S?o passos importantes para a crian?a exprimir seus desejos e encontrar liberdade na express?o de se comunicar.

Aos dois anos de idade, as frases j? est?o completas e, atrav?s do universo lingu?stico, o contato da crian?a com o adulto se estreita ainda mais, possibilitando o di?logo fluente entre os dois.

O aparecimento da gagueira
Muitas pessoas ficam curiosas para saber porque algumas crian?as conseguem falar fluentemente e outras n?o. N?o sabemos quais s?o as causas da gagueira, mas podemos dizer que, quanto mais cedo a fam?lia procurar o tratamento adequado, melhores ser?o os resultados.

Algumas crian?as hesitam em falar, quando est?o iniciando o di?logo por frases mais longas. ? natural que os pais fiquem ansiosos e tentem ajud?-la a falar mais r?pido, a respirar profundamente, pedindo para fazer pausas e outros tipos de conselhos, julgando ser o melhor para seus filhos.


Que tipo de ajuda os pais devem procurar?
O m?dico pediatra, por ser o primeiro profissional a ter contato direto com a crian?a, poder? orientar os pais a procurarem um fonoaudi?logo. ? ele quem vai avaliar a comunica??o e estabelecer um plano de terapia adequado. Caso a crian?a seja muito pequena, s?o os pais que devem receber a orienta??o de um profissional especializado e, assim, efetuar mudan?as no comportamento verbal que possibilitem a melhoria das condi?es da fala.

Se deixarem o tempo passar, pronto! O que era simples, poder? se transformar em gagueira, propriamente dita. Uma vez instalada, a gagueira tende a se auto perpetuar e a se agravar com o passar do tempo.

Dicas que podem auxiliar os pais

  • Observar atentamente a mudan?a no ritmo da fala da crian?a.
  • Ao verificar qualquer hesita??o, evite interromper a fala e tente encorajar a crian?a.
  • Falar devagar e com voz tranq?ila ajuda a diminuir a ansiedade.
No pr?ximo artigo, vamos abordar outros aspectos da gagueira. Confira!


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br