• Assinantes
  • Saúde

    Vai um suquinho aí?

    Repórter: Emilene Campos
    19/01/2001

    Quem resiste a um suco de frutas geladinho preparado na hora? Mamão com laranja, melão, manga, açaí... Você escolhe o sabor e manda a sede para o espaço! Ricos em potássio e vitaminas, a bebida é uma excelente alternativa para quem quer se reidratar de forma saudável. Desde que seu paladar aprove, qualquer mistura é permitida. A nutricionista Cristina Garcia Lopes explica que não há o risco de a vitamina de uma fruta impedir a absorção da outra. Para aproveitar esses nutrientes, o importante é ficar atento à qualidade das frutas. Quanto mais frescas, melhor.

    Segundo Cristina, a simples exposição nas bancas, a ação da luz e do vento durante o transporte fazem com que haja perda de vitaminas. "Depois de colhida, a fruta continua em processo de transformação. Por isso deve ser ingerida o quanto antes", completa. Segundo ela, a laranja pode perder toda sua vitamina C ao longo de uma semana. Frutas que foram partidas também estão sujeitas a esse desgate, ainda que sejam embaladas em filme plástico. "As frutas mais resistentes à ação externa são as de cascas grossas", diz Cristina.

    É por isso que a nutricionista aconselha o uso de polpas, quando a fruta de sua preferência é cultivada numa região distante. É o caso do cacau, graviola e acerola. Esses práticos pacotinhos são vendidos nos supermercados de Juiz de Fora a R$0,45. Ela explica que nesse processo não são utilizados produtos químicos, como conservantes. Ao ser industrializada a polpa perde vitaminas, mas o percentual é bem menor em relação ao produto que atravessa todo o país até chegar ao copo de seu liquidicador. Mas fique atento: é fundamental que o produto esteja congelado.

    Mix de beleza

    Quer "encher a cara de suco" e se manter em forma ao mesmo tempo? Então, prefira frutas que contém muita água, como melancia, melão, laranja, abacaxi e maçã. Segundo Cristina, elas têm um percentual de gordura muito baixo. E para ficar com um super bronzeado, opte por sucos de alimentos de coloração amarela, como mamão, manga e cenoura. Eles contém caroteno, substância que está associada à mudança de cor da pele. "É interessante que a pessoa comece a tomar esses sucos com uma semana de antecedência, para ter uma reserva de caroteno na pele", recomenda a profissional.

    Açúcar, mel ou adoçante
    Tanto faz. O ideal para quem pratica atividade física é que os sucos sejam adoçados com mel ou açúcar, já que reconstituem a energia gasta de forma imediata. Mas quem quer perder ou controlar o peso deve recorrer ao uso de adoçantes.

    Água de coco - isotônico natural

    Campeã na categoria hidratação, a água de coco é uma ótima opção em dias de calor intenso. Mesmo quem mora longe da praia, pode ingerir a bebida. Em Juiz de Fora, há pontos de vendas próximo ao Morro do Imperador e ao Trevo do Bom Pastor. Além de ser encontrado nos supermercados da cidade, em caixinhas longa vida.

    Por conta de suas propriedades, o produto é considerado como soro natural, ideal para quem quer repôr a quantidade de sódio e potássio, perdidas durante a transpiração. Há quem prefira os isotônicos industrializados, por conta da variedades de sabores. Mas a nutricionista Cristina Garcia alerta. "Esses produtos são mais indicados a atletas ou a pessoas que tiveram um grande desgaste físico, já que têm grande concentração de sódio e potássio". Se ingeridas em excesso, essas substâncias podem provocar problemas renais e hipertensão.

    Cuidados:
    • É comum ambulantes venderem sucos na praia. Mas antes de comprá-los, veja se há rótulo, indicando os ingredientes e a data de validade.
    • Ao consumir sucos em lanchonetes, observe as condições de higiene do local e dê preferência àqueles, onde os sucos são preparados na presença do cliente.
    • Se além de se reidratar, você quer que seu intestino funcione direitinho, não coe os sucos.
    Sucos exóticos
    Ficou com vontade de tomar de suco?
    Então consulte algumas receitas exóticas do Só Sabor:

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.