• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Artigo
    Emagrecer e perder peso seriam sinônimos?

    01/02/2001

    A princípio, podemos pensar que sim, ou seja, emagrecer significa perder peso. Mas vamos pensar em cada um desses conceitos separadamente. A obesidade significa um acúmulo excessivo de energia no organismo na forma de gordura, ou seja, estar "gordo" significa ter excesso de gordura no organismo. A obesidade nasce da energia que foi gerada pelos alimentos ingeridos e não foi aproveitada ("queimada") pelo organismo; essa energia em excesso, conseqüentemente, vai se transformar em gordura e aumentar o peso (em gordura).

    O excesso de peso, porém, pode ser gerado por vários processos, sendo o mais natural e comum o acúmulo de gordura no organismo. Exercícios que geram hipertrofia (desenvolvimento muscular) também aumentam o peso (em músculo), sem que haja acúmulo de gordura no organismo. Uma pessoa pode ser "pesada" (ter alto desenvolvimento muscular) sem estar "gorda".

    Alguns problemas orgânicos e o uso de certos medicamentos podem gerar retenção de água no organismo, aumentando também o peso sem que a pessoa tenha, necessariamente, excesso de gordura. Situações assim podem ocorrer simultaneamente, ou seja, uma pessoa pode apresentar excesso de peso por ter alto desenvolvimento muscular e, ao mesmo tempo, ter excesso de gordura no organismo.

    É importante frisar que o excesso de músculos normalmente não compromete a saúde, a não ser em casos de um desenvolvimento muscular exagerado e que tenha sido alcançado através de métodos não naturais, como o uso de anabolizantes (que trazem graves conseqüências a médio e longo prazo). O excesso de gordura, por sua vez, é extremamente prejudicial, predispondo o indivíduo a risco de desenvolvimento de uma série de doenças, entre elas algumas formas de câncer.

    Baseado nisso, antes de se partir para a perda de peso através de dietas e exercícios, é importante que a pessoa faça uma avaliação da sua composição corporal (medidas de peso total, porcentagem de gordura, massa muscular etc), a qual lhe dirá se o seu peso está adequado para a sua altura e idade. O percentual de gordura é obtido por medição de alguns pontos (dobras cutâneas) do corpo. Essa avaliação deve ser feita por profissional competente (educador físico, nutricionista ou médico), que poderá lhe esclarecer as suas dúvidas quanto à adequação do seu peso.

    Portanto, o emagrecimento ocorre quando há, realmente, perda de peso em gordura. Por isso, cuidado com dietas que prometem perda rápida de peso. A gordura é um componente importante para o seu corpo, e ele não a "queima" muito depressa. Normalmente, o que é perdido rapidamente é a água, o que também reduz o peso mas sem eliminar gordura. Isso ocorre com exercícios que geram transpiração excessiva ou dietas muito rigorosas que levam o organismo a um processo de desidratação, o que é extremamente prejudicial e perigoso. Exercícios para perda de peso (em gordura) devem ser orientados por profissional competente (educador físico), que saberá avaliar o tipo, a intensidade e duração da atividade física para promover realmente "queima" de gordura no organismo e não apenas perda de água (transpiração).

    Para a perda de peso, quando o assunto é emagrecimento, a dieta adequada é um dos maiores instrumentos para se alcançar o peso desejado. Não significa passar fome ou comer só carne e verduras. Dieta significa um programa alimentar adequado para se atingir um determinado objetivo (perda de peso, controle do diabetes, redução da gordura no sangue etc); ela deve ser planejada individualmente, respeitando os hábitos alimentares de cada pessoa, seus horários de alimentação etc, e, acima de tudo, conter alimentos em quantidade e qualidade que satisfaçam todas as necessidades nutricionais do indivíduo.

    Mesmo para o emagrecimento, existe um mínimo de energia que o organismo precisa receber diariamente para realizar todas as suas funções. Caso contrário, em dietas com grande restrição de alimentos, um fornecimento de energia abaixo do mínimo necessário faz com que o organismo acabe usando suas reservas musculares para repor parte das suas necessidades energéticas e proteicas, o que leva também a uma perda rápida de peso, mas em músculo e não em gordura.

    A partir de tudo o que dissemos, você pode notar que o emagrecimento é um processo complexo, que exige cuidados especiais. Nunca faça dietas por conta própria ou por orientação de leigos (via jornais, revistas etc). Procure um profissional da área e faça uma dieta adequada para o seu caso. E emagreça ganhando saúde.

    Cristina Garcia Lopes
    é nutricionista formada
    pela Universidade Federal de Viçosa.
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugestões no e-mail nutricao@jfservice.com.br

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.