• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    Então é Natal!
    ::: 29/11/2005

    Está chegando o momento onde os cristãos comemoram o nascimento do menino Jesus, o Cristo. Tempo de dar, receber, consumir e comer, como em todas as outras comemorações importantes de nossas vidas. Muitos se preocupam com o que comer e preocupam-se de diferentes formas: "é Natal mesmo, não tem outro jeito, vou comer de tudo"; outros estão preocupados com a qualidade do alimento que irão levar a mesa, pois não só o peso interessa mas também a saúde, o colesterol, a gota, o coração.

    O cardápio do Natal é recheado de pratos não muito "católicos". Muitos são ricos em gorduras e açúcares. Volto a lembrar, como já mencionamos outra vezes, que a gordura possui 9 kcal/g e o açúcar 4 kcal/g. O açúcar por ser absorvido de forma rápida e ofertado em grande quantidade é levado diretamente para os depósitos de gordura do corpo, normalmente na linha da cintura, e aí processado em gordura ou se preferir, transformado em "pneuzinhos".

    Muitos doces possuem na receita gorduras como castanhas , creme de leite, margarina, o que torna a situação ainda pior, pois após a absorção do excesso de açúcar entrará a gordura que irá diretamente aumentar os estoques da sua cintura.

    O que fazer? Jejuar no Natal? Não é o momento. Podemos escolher um cardápio que poderá trazer o prazer de comer com sabor e poucas calorias.

  • Saladas: sirva com molho de iogurte e composta por frutas e vegetais.
  • Carnes: escolha preferencialmente as aves como o peru, cheester e outras. Não coma as peles e partes gordas como as asas, costelas e a "sambiquira".
  • Lombo: limpe o lombo por fora retirando a gordura externa. Depois de limpo tem menor quantidade de gordura que 1 porção de carne bovina.
  • Use doces com frutas e pequenas quantidades de castanhas.
  • Os campeões de calorias da ceia de Natal são: rabanadas, saladas com molho de maionese, churrasco do dia seguinte, mousses, sorvetes, tortas, pavês, castanhas e nozes.

    Sugestão de cardápio:
    Lombo de panela ou assado ou ave assada ( peru, cheester ou ave nobre ) Arroz com passas Salada: uva Itália com pepino japonês e molho de iogurte natural e hortelã Sobremesa: figos cristalizados

    Boa ceia e um Natal com a Paz e o Amor de Cristo!


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.