• Assinantes
  • Saúde


    Artigo
    CLA
    ::: 27/09/2006

    Ilustração

    Este lipídeo ou gordura encontrado somente nas gorduras dos ruminantes que pastam , pois aqueles animais alimentados com ração não o produzem. No rumem desses animais através do processo de fermentação e em colaboração simbiótica com a bactéria Butyrovibio fibrisolvens é produzido o CLA, sendo no entanto encontrado na carne de boi e laticínios principalmente a manteiga.

    Os estudos com este triglicerideo remontam a 1988 quando foi descoberta suas atividades anti - tumorais e hoje pesquisam sua ação no sistema imune. Mas ele tem brilhado mesmo pelas descobertas de sua ação no metabolismo energético , na queima e síntese de gorduras , alterando a composição corporal reduzindo a gordura abdominal responsável pelo aumento do risco de doenças cardio - circulatórias. Estudos feitos em animais sugerem redução da gordura corporal e até o aumento da liberação de gordura s e aumento da massa magra.

    Em seres humanos os estudos sugerem mudanças redução da gordura abdominal, diminuição na recuperação da gordura corporal total devido ao aumento da massa magra e aumento do gasto energético no repouso , mas no entanto estes estudos não avaliaram somente o uso de CLA ou consideraram qual isômero é mais eficiente.

    Os efeitos do CLA de redução de gordura são confirmados em camundongos e a suplementação em homens obesos maior que 3 g/dia induz a lipólise por catecolaminas , implicando em maior habilidade de mobilização da gordura visceral em relação a gordura subcutânea , justificando assim um efeito diferenciado do CLA em homens com abesidade andróide em relação a mulheres ( obesidade ginóide ).

    Mas como tudo não é tão perfeito , efeitos colaterais no uso do CLA em humanos e animais foram encontrados: resistência insulínica , náuseas , elevação da peroxidação lipídica , redução do HDL colesterol ( colesterol bom ). Com a divulgação na mídia o uso do CLA tornou - se moda mas os mecanismos de ação não estão esclarecidos, não podendo ser usado livremente por todos e sua indicação deverá ponderada pelo nutricionista e ou médico especializado em esportes. Vale levar em conta seu custo que é considarável.


    Arnaldo Pinheiro
    é nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
    trabalhando na área de nutrição clínica, nutrição enteral
    e nutrição esportiva.

    Sobre quais temas (da área de nutrição) você quer ler novos artigos nesta seção? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugestões no e-mail viver_nutricao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.