Artigo
CLA
::: 27/09/2006

Ilustra??o

Este lip?deo ou gordura encontrado somente nas gorduras dos ruminantes que pastam , pois aqueles animais alimentados com ra??o n?o o produzem. No rumem desses animais atrav?s do processo de fermenta??o e em colabora??o simbi?tica com a bact?ria Butyrovibio fibrisolvens ? produzido o CLA, sendo no entanto encontrado na carne de boi e latic?nios principalmente a manteiga.

Os estudos com este triglicerideo remontam a 1988 quando foi descoberta suas atividades anti - tumorais e hoje pesquisam sua a??o no sistema imune. Mas ele tem brilhado mesmo pelas descobertas de sua a??o no metabolismo energ?tico , na queima e s?ntese de gorduras , alterando a composi??o corporal reduzindo a gordura abdominal respons?vel pelo aumento do risco de doen?as cardio - circulat?rias. Estudos feitos em animais sugerem redu??o da gordura corporal e at? o aumento da libera??o de gordura s e aumento da massa magra.

Em seres humanos os estudos sugerem mudan?as redu??o da gordura abdominal, diminui??o na recupera??o da gordura corporal total devido ao aumento da massa magra e aumento do gasto energ?tico no repouso , mas no entanto estes estudos n?o avaliaram somente o uso de CLA ou consideraram qual is?mero ? mais eficiente.

Os efeitos do CLA de redu??o de gordura s?o confirmados em camundongos e a suplementa??o em homens obesos maior que 3 g/dia induz a lip?lise por catecolaminas , implicando em maior habilidade de mobiliza??o da gordura visceral em rela??o a gordura subcut?nea , justificando assim um efeito diferenciado do CLA em homens com abesidade andr?ide em rela??o a mulheres ( obesidade gin?ide ).

Mas como tudo n?o ? t?o perfeito , efeitos colaterais no uso do CLA em humanos e animais foram encontrados: resist?ncia insul?nica , n?useas , eleva??o da peroxida??o lip?dica , redu??o do HDL colesterol ( colesterol bom ). Com a divulga??o na m?dia o uso do CLA tornou - se moda mas os mecanismos de a??o n?o est?o esclarecidos, n?o podendo ser usado livremente por todos e sua indica??o dever? ponderada pelo nutricionista e ou m?dico especializado em esportes. Vale levar em conta seu custo que ? considar?vel.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com