Artigo
Peso e Dieta
::: 30/03/2007

Quando nos deparamos com uma pessoa que n?o vemos h? muito tempo ou que tenha passado por um estresse emocional ou de sa?de (doen?a) ou algu?m que achamos interessante, um dos primeiros ?tens de nossa avalia??o e como esta pessoa esta fisicamente. Ela engordou? Emagreceu? Uma avalia??o muitas vezes injusta ou severa demais, com par?metros pessoais, e pior, sem pedir licen?a para avaliar.

Ainda bem que na maioria das vezes guardamos para nos ou de forma discreta, comentamos com algu?m muito intimo o resultado de nossa invasora e fuzilante analise. Esta avalia??o nutricional subjetiva e com crit?rios nada cl?nicos forma uma t?nue linha que pode romper-se "etiquetamente" em um desagrad?vel coment?rio ou quando aplicada de forma "self", irromper em dist?rbios graves t?o duros que podem matar ou deixar seq?elas, como os transtornos alimentares (bulimia e anorexia nervosos) ou o complexo de Adonis.

Vejo o crit?rio do peso, por ser r?pido e barato, sendo usado de forma aleat?ria. Devemos lembrar que o peso e o somat?rio do peso ?sseo, peso muscular, peso de gordura e ?gua encontrado em um organismo. Como matematicamente o peso tem v?rios fatores a serem considerados, torna-se f?cil aumenta-lo ou diminui-lo.

Basta aumentar ou diminuir um dos fatores - o que se pode ser conseguido com produtos diur?ticos e laxativos (ch?s, p?lulas naturais) ou com jejuns c?clicos como os usado nas dietas hipocal?ricas radicais: dieta da sopa, dieta da lua, dieta do gl?ten, dieta do sangue, dieta do abacaxi, dieta das frutas, dieta...do nome que se queira - dar para torn?-la mais acreditada e difundida.

Toda vez que fazemos dietas com muita pouco calorias e ou com refei?es muito espa?adas, fazemos pequenos jejuns e nesta condi??o o seu corpo usa massa muscular para produzir glicose, o que ocasiona perda de peso a um pre?o metabolicamente caro: o catabolismo prot?ico e junto com ele a suscetibilidade maior a infec?es (gripes, pneumonias, herpes, candid?ase genital, etc), cansa?o f?sico e mental e uma cara de doente.

Avalia??o da composi??o corporal por bioimped?ncia ou somat?rio de dobras cut?neas podem dar id?ia da dimens?o dos compartimentos corporais para aumento da massa muscular e conseq?ente aumento do peso ou redu??o da gordura corporal e conseq?entemente redu??o do peso.

Para diminuir o peso e importante iniciar atividade f?sica orientada, de forma regular. Quando n?o for poss?vel ser orientada, ? importante que haja, pelo menos, tr?s vezes por semana de exerc?cios aer?bicos: corridas de baixa intensidade, bicicleta, esteira, pedaladas, nata??o e outros. Quanto mais vezes por semana mais r?pido ser? a perda.

Exerc?cios sem dieta e dietas sem exerc?cios para perda ou aumento do peso ? igual a aumento ou manuten??o das taxas de gordura corporal. Para aumento de peso a muscula??o ir? aumentar a massa muscular de forma saud?vel. O uso de suplementos poder? auxiliar, mas n?o ? imprescind?vel para a hipertrofia muscular.

A ingest?o de prote?nas devera ser aumentada em pequena quantidade principalmente na primeira hora ap?s o exerc?cio e antes de dormir. Antes da atividade f?sica e necess?rio carboidrato e prote?nas em pequena quantidade. ? necess?rio um aumento na ingest?o de calorias para que a prote?na seja metabolizada em massa muscular. Isto ir? depender de indiv?duo para indiv?duo, considerando-se o peso, a carga, a freq??ncia e o tempo dos exerc?cios.

Em ambos os casos alimentos ricos em a?car simples ( a?car cristal, refinado, mel, melado) e gordura dever?o ser exclu?dos. Estes alimentos ajudam o aumento de gordura nos adip?citos, as c?lulas de gordura do corpo.

No caso do aumento de massa muscular, al?m de restringir a ingest?o de a?car e gordura e importante comer carne vermelha magra duas a tr?s vezes por semana por ser fonte de CLA. O uso dos amino?cidos de cadeia ramificada antes e ap?s o treino favorece o ganho muscular. Em alguns poucos casos pode ser necess?rio o uso de m?dulos de prote?na (albumina ou Whey protein) em pequenas quantidades ap?s o treino e antes de dormir.

O uso de ester?ides anabolizantes acelera o ganho muscular a custo de riscos alt?ssimos: aneurisma cerebral, tumores de f?gado, infarto, perdas de subst?ncia muscular com les?o (defici?ncia e invalidez f?sica), al?m de um n?mero enorme de doen?as.

O uso de carnes brancas, p?o, arroz integral, semente de linha?a, duas castanhas do Par?/dia, prote?na da soja, frutas e verduras cruas,cottage, ricota, presunto de peru, garantem um melhor funcionamento org?nico.

Alimentos a serem evitados

Alimentos Gordurosos: biscoitos recheados, sorvetes, batata frita, requeij?o, cheedar, bacon, tortas, chocolates, ling?i?a, salame, coco, amendoim, picanha, torresmo, pizza, mussarela, provolone, gorgonzola, queijo minas frescal e curado, empanados, sandu?che natural, empadas, pastel assado, pastel, coxinha, quibes fritos, manteiga, margarina, creme de leite, maioneses, a?a?.


Arnaldo Pinheiro
? nutricionista formado pela UFV em abril de 1992
trabalhando na ?rea de nutri??o cl?nica, nutri??o enteral
e nutri??o esportiva.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O nutricionista Arnaldo Pinheiro aguarda suas sugest?es no e-mail viver_nutricao@acessa.com