Artigo
Algumas estrat?gias do psiquismo
::: 16/12/2002

Muita gente j? parou para pensar na beleza e na perfei??o do corpo humano. Os aparelhos circulat?rio, respirat?rio, e tantos outros, funcionam, harmonicamente, sem ningu?m ter que parar para pensar em seu trabalho ou ter que ordenar que continuem atuando. Olhando dessa maneira, o ser humano pode ser visto como uma obra muito bem acabada e caprichada nos detalhes. Sendo not?ria no plano f?sico, essa harmonia tamb?m pode ser observada no plano psicol?gico.

N?o ? nenhuma novidade que corpo e mente estabelecem uma estreita rela??o. Uma dor de cabe?a ou um comportamento incomum, na maioria das vezes, s?o decorrentes de acontecimentos que causaram aborrecimentos. A quest?o a ser investigada encontra-se no porque dessa convers?o. ? nesse ponto que se pode pensar em perfei??o.

O psiquismo de uma pessoa pode contar com in?meros mecanismos de defesa que, justamente, v?m defender o sujeito das ang?stias que sente. A ang?stia, segundo Wilson Castello, aparece como uma sensa??o subjetiva de que algo est? oprimindo o peito. Na sua express?o mais leve constitui-se num sentimento indefinido de afli??o e ansiedade, e na sua express?o mais densa constitui-se num sentimento de confus?o mental, sensa??o de estreitamento das vias respirat?rias, dentre outras manifesta?es funcionais.

As defesas s?o estimuladas pela ang?stia ou pela necessidade de evit?-la. Na tentativa de ajustamento dos conflitos, o chamado ego, uma das inst?ncias da personalidade do sujeito, utiliza-se de mecanismos de defesa, ou at? de sintomas e doen?as. Dessa maneira, a psique do indiv?duo estaria protegida do surgimento de uma patologia mais s?ria.

A fim de elucidar essas considera?es pode-se citar um exemplo de uma situa??o comum do dia a dia, que algumas pessoas, provavelmente, j? vivenciaram: um sujeito tem s?rios problemas com um chefe intolerante, r?spido, sendo agredido verbalmente com freq??ncia, esse sujeito, outrora uma pessoa am?vel, ao chegar em casa torna-se desagrad?vel e agressivo com sua esposa e filhos. Inconscientemente, ele deslocou a ang?stia vivida no trabalho para outras pessoas, o que possibilitou a diminui??o de sua tens?o interna que poderia, com o decorrer do tempo, transformar-se em um sintoma qualquer.

Apesar dessas defesas manifestarem-se em determinados momentos, n?o ? bom que sejam permanentes. N?o s?o um estilo de vida, s?o somente mecanismos que ajudam a suportar a ang?stia. E quando come?am a interferir no desenrolar natural da vida precisam ser devidamente tratadas.


Denise Mendon?a de Melo
? psic?loga, formada pelo
Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Denise Melo aguarda suas sugest?es no e-mail psique@jfservice.com.br.