Artigo
Carpe Diem (aproveite o dia)

::: 28/02/2006

Aproveite o carnaval mas antes pare o mundo que eu quero descer. Sabe porque quero descer? Fico pensando que a sugest?o do carnaval deveria ser poesia, no entanto acaba ficando destorcida a id?ia de "aproveitar" que vira libertar os monstros internos, libertar as fantasias de auto-exterm?nio, sonhos que viram pesadelos...

Lendo o jornal O Globo, de 14/02, Magda Vaisman, psiquiatra, chefe da unidade de problemas relacionados ? ?lcool e drogas da UFRJ, analisa porque os meninos de classe m?dia e alta s?o os mais visados pelos traficantes. Atrav?s dos coment?rios do chefe de pol?cia civ?l, delegado ?lvaro Lins, avaliou-se que "o tr?fico tem a perfeita no??o de que precisa de uma face aparentemente isenta para que possa transitar pela sociedade. E isso, esses jovens podem dar."

Ser? que meninos e meninas de classe m?dia e alta possuem maior necessidade de aproveitar para se libertar? Vamos pensar, libertar de qu?? Do excesso de atividades que os pais lhes imp?em, sem se dar ao trabalho de olhar-lhes nos olhos. Ou ser? para se libertar do excesso de prote??o que leva ? falta de express?o pr?pria. Baixa auto-estima que leva ? imaturidade expressada pela necessidade de sentir-se "corajoso" perante o grupo.

O tr?fico de drogas ir? abra?ar esse(a) jovem que a fam?lia n?o abra?ou, e a? o carnaval de poesia ser? de decad?ncia, doen?a, desespero, mal-quer?ncia...

Aproveite o dia com seu pierr? ou sua colombina, pode ser o palha?o ou o travestido(a), quem sabe a beira mar, em casa frente ? TV ou passeando nas montanhas, ro?as ou cachoeiras, mas com poesia, LIMPO.

Infelizmente, carnaval virou sin?nimo de ?lcool e drogas, me refiro tamb?m aos adultos que v?o para seus redutos enclausurados junto a seus familiares e se entopem de ?lcool e drogas, incluindo os rem?dios controlados. Sem perceber que muitas vezes os filhos n?o est?o drogados, mas est?o com dinheiro e n?o questionam a proced?ncia, pois est?o anestesiados, afinal carnaval n?o ? aproveitar o feriado e "descansar"?

Marcelo Fazza, pedagogo fez esta poesia: "Fujo com devo??o de tudo aquilo que n?o ? o agora. O que nada mais ? o agora se n?o o momento vivo entre voc? e o espa?o.? verdade, observe um segundo atr?s, e perceber? que n?o lhe pertence mais, assim como o seguinte, o futuro, tamb?m n?o. Sendo assim eu me inflamo de tudo aquilo que me faz presente, existente, sobrevivente, combatente, agente, sapiente, aprendente, latente, persistente...Ou seja, me inflamo pelo simples fato dessas palavras destacarem o "fazer fazendo ou ainda, pura e simplesmente viver vivendo a vida no presente."

Deus quando criou o mundo s? nos deu poder de a??o somente no presente. ? pegar ou largar.

CARPE DIEM!1


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.