Artigo
Comunica??o infantil:
o que podemos observar?

::: 17/08/2006

O beb? assusta quando ouve barulho?

Se o beb? assusta quando escuta barulhos ? sinal de que sua audi??o est? boa. Geralmente quando o beb? n?o assusta, pode ser motivo de preocupa??o.

As provid?ncias a serem tomadas s?o: primeiro, informar ao pediatra, que certamente far? o encaminhamento do beb? ao fonoaudi?logo especialista em audiologia para fazer audiometria. Audiometria ? um exame que avalia a capacidade auditiva. No caso de avaliar a crain?as nos primeiros dias de nascimento, o exame pode ser comportamental (existe kit auditivo para esse tipo de exame). Hoje em dia, v?rios hospitais j? disponibilizam fonoaudi?logos para este trabalho.

A crian?a ? muito quieta? Aparenta n?o gostar de falar? Fala muito?

Bem, j? mencionei em outra ocasi?o que o afeto ? a ?ncora para o desenvolvimento da comunica??o. Neste caso espec?fico, estamos diante de duas situa?es opostas. Na crian?a muito quieta, que aparenta n?o gostar de falar, os pais podem observar algumas caracter?sticas associadas ao comportamento ling??stico.

Por exemplo: timidez, tristeza, chegando ? depress?o, dependendo da gravidade emocional pela qual a crian?a possa estar passando. Atraso no desenvolvimento da linguagem por fatores neurol?gicos ? tamb?m outra possibilidade. Podemos levar em conta com bastante aten??o que a aus?ncia afetiva pode causar poucas ou grandes dificuldades na rela??o entre as pessoas. A crian?a sofre muito com isso.

No caso da crian?a do tipo ?fala sem parar?, podemos fazer as seguintes observa?es: o que ela fala, apresenta conte?do com significado? A fala ? incompreens?vel? Titubeia nas palavras quando quer contar algum caso? Desiste com facilidade de continuar contando algo quando n?o consegue expressar-se direito?

E na escola?

A crian?a est? com dificuldades para apreender os conte?dos das mat?rias escolares? Quando a crian?a n?o est? indo bem na escola, ? sinal de algo precisa ser feito.

A import?ncia do papel da escola no desenvolvimento da linguagem e fala ? evidente, j? que o contexto escolar contribui de forma decisiva para a evolu??o da comunica??o oral e escrita. Palestras, cursos, cartazes informativos podem surtir bons efeitos no aux?lio de informa?es sobre a comunica??o da crian?a, conseq?entemente, sobre a preven??o ? gagueira.

A escola e fonoaudi?logos precisam estar constantemente juntos para melhor atender ?s necesidades de aprendizagem da crian?a e devidas orienta?es aos pais. H? ainda muito o que se fazer neste campo.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com